Entenda a Initiative Q. É o novo Bitcoin? É criptomoeda? É fraude? – Portal do Bitcoin

É uma criptomoeda?

Primeiramente, Initiative Q não é uma criptomoeda e não tem qualquer semelhança com o Bitcoin ou qualquer outra, exceto pela intenção de se tornar uma forma de pagamento globalmente aceita. A Initiative Q é uma empresa que tem o intuito de criar uma moeda centralizada, substituindo basicamente o papel do governo, mas mantendo as mesmas premissas.

Em toda documentação presente no site é deixado explícito o respeito às regulamentações e aos modelos vigentes atualmente. É basicamente um Paypal ou Pagseguro que utiliza uma moeda própria. É uma instituição que controla toda a emissão, regulamentação e afins. Essas informações não estão sendo “interpretadas” por mim, estão explícitas no site deles.

Bitcoin e a Blockchain são criticados no site, e suas vantagens são distorcidas e mostradas como desvantagens, nos incentivando a adotar um caminho que seja simplesmente igual o atual, mas que agora, pertença a uma instituição privada, e não ao governo. Se você, leitor, for adepto das criptomoedas, não faz sentido algum ser adepto da Initiative Q, pois ela prega justamente o contrário.

Há um artigo escrito por mim a respeito da moeda Ripple, no qual digo algo semelhante. Ainda assim, a Ripple se torna mais aceitável que esta moeda. A tecnologia da Ripple é bastante interessante e tem uma real utilidade para o setor bancário atual, além de oferecer e ressuscitar virtualmente um modelo de “trocas” que já vigorou no passado. Diferentemente da Ripple, a Initiative Q não traz inovação nenhuma e nem funciona ainda.

A Initiative Q é revolucionária?

A Initiative Q alega ser mais moderna e eficiente que tudo que está no mercado, mas se ela sequer existe, como isso é possível? Não há nada técnico documentado em seu site e também fica explícito que nada utilizável está pronto. Na verdade, nada está pronto. Podemos encontrar no roadmap a informações acerca do lançamento da rede que deve ocorrer depois de 2021.

Algumas criptomoedas notórias também não tem nada pronto e fazem sucesso, mas há duas sutis diferenças: a primeira é que são criptomoedas, a segunda é que elas possuem documentação técnica a respeito do funcionamento da tecnologia. Ser criptomoeda já é uma “revolução” pois a inovação técnica muda a base do funcionamento monetário e não somente os detalhes externos.

O bitcoin foi revolucionário porque ele simplesmente descentralizou o controle do dinheiro. Não há uma empresa responsável ou um órgão regulador, o dinheiro está na mão dos usuários e dos mineradores. Não há um único sujeito ou grupo de sujeitos que possa modificar ou controlar o bitcoin ou qualquer criptomoeda na hora que quiser.

Satoshi Nakamoto simplesmente alterou a natureza do dinheiro digital, realizando uma façanha que já era imaginada e teorizada há anos. O Bitcoin é a representação em software da governança e da organização, não são necessárias pessoas no comando para tornar a rede funcional.

Muito diferente do Bitcoin

A novidade do bitcoin é sua estrutura técnica que permite seu funcionamento perfeito sem a necessidade de um controle humano. O único trabalho dos humanos é oferecer poder computacional para deixar a rede online, mas eles não decidem nada sobre as transações e afins.

Estou falando sobre o bitcoin porque a Initiative Q alega ser tão revolucionária quanto as criptomoedas e até melhor que elas, mas quando lemos suas revoluções, não vemos nada de notório.

As melhorias alegadas no site da Initiative Q estão relacionadas com formas de pagamento digitais, facilidades, pagamentos por câmera do smartphone e coisas semelhantes. Essas melhorias são coisas secundarias e podem ser adicionadas a qualquer forma de pagamento, inclusive nas criptomoedas ou nos próprios pagamentos de cartão de credito, bastando a criação de um app com as funções.

As criptomoedas alteram a natureza do dinheiro e da economia, a Initiative Q só coloca a mesma natureza antiga nas suas mãos e adiciona alguns enfeites para parecer algo novo. Há inclusive um comitê monetário que tem a responsabilidade de emitir mais moedas (sem limite), regulamentar e fazer outras coisas semelhantes com o intuito de manter a integridade da moeda.

É fraude?

Essa pergunta é complexa, eu creio que poucas são as ICOs que já nascem como fraude. A maioria delas tem o intuito de fazer o proposto, mas muitas vezes isso não acontece e os investidores acabam tendo seu dinheiro jogado pelo ralo, caracterizando aquilo como scam ou fraude. ICO em português é Oferta Inicial de Moedas. É quando uma espécie de startup de moedas vende suas moedas em troca de dinheiro físico ou de outras criptomoedas do mercado.

Está claro que a Initiative Q não está vendendo moedas, mas sim dando-as de graça. Entretanto, os mesmos deixam bem claro em seu site que isso é uma forma de publicidade inicial, pois para uma moeda ter valor ela precisa ser amplamente utilizada por compradores e vendedores.

A tática é primeiro deixar a moeda conhecida por todos e só depois tentar agregar valor. No roadmap e em outras partes do site, fica claro que eles irão fazer a venda das moedas em um futuro próximo.

Initiative Q é um financiamento coletivo de qualquer forma, a diferença é que quem está chegando agora ganha uma quantia pra fazer publicidade e no futuro, só comprando com dinheiro para adquirir. A venda é inevitável, pois as moedas atuais não representam nenhum valor tangível e a empresa precisa de dinheiro para colocar o projeto para frente. Tendo isso em mente, nos damos conta que a Initiative Q é só mais um dos milhares de projetos de moedas existentes atualmente.

A Initiative Q é ainda pior, pois os outros financiamentos contemplam a blockchain e sua revolução. A Initiative Q a condena enquanto tenta estabelecer um mesmo sistema que já vigora desde o início, mas que em sua visão, deveria vigorar em suas mãos e nas de quem faz publicidade a respeito.

Conclusão

Como dito no começo, ser adepto de criptomoedas é ser contra a Initiative Q, não faz sentido apoiar ambas. A Initiative Q não busca a verdadeira liberdade econômica do Bitcoin. É só mais um projeto no papel competindo com outros milhares — e, importante, inferior a maioria.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

O post Entenda a Initiative Q. É o novo Bitcoin? É criptomoeda? É fraude? apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!