Como o Blockchain vai transformar a industria de transporte – Portal do Bitcoin

As indústrias de finanças e e-commerce podem ter sido as primeiras a se beneficiar dos efeitos transformadores do blockchain, mas com a tecnologia ganhando reconhecimento, seu papel em outros setores tem atraído atenção. No transporte, por exemplo, os especialistas estão olhando para as inovações baseadas em blockchain como as soluções tão necessárias para as inúmeras deficiências da indústria.

O Blockchain tem o potencial de melhorar a rastreabilidade e aumentar a transparência nas cadeias de suprimento, acelerar pagamentos, eliminar fraudes e reduzir os custos de operação, regulamentos e conformidade. Os destinatários desses desenvolvimentos dizem que a chegada do blockchain pode ser tão transformadora para o transporte quanto as primeiras empresas de táxi no século XVIII, ou o advento dos contêineres que ocorreu na década de 1960.

O que é o Blockchain?

Em sua essência, blockchain é um livro digital distribuído que registra, armazena e gerencia transações em blocos permanentes de dados. Os blocos são protegidos por sofisticados algoritmos criptográficos que se ligam a blocos anteriores e são virtualmente impossíveis de decifrar sem modificar toda a cadeia. As cópias exatas do livro razão são compartilhadas entre todos os membros da rede e as alterações são feitas somente depois de revisadas e aprovadas pela maioria.

Como um livro-caixa, o blockchain registra todas as informações que envolvem uma transação de maneira pública, mas imutável, as transações feitas na rede são sempre verificáveis. As funções de criptografia e participação consensual proporcionam o compartilhamento fácil e confiável de dados sem violar a privacidade ou adulterar registros.

Mais importante ainda, ao contrário dos métodos tradicionais, que exigem que terceiros processem e verifiquem dados, bloqueiam todos os envolvidos em uma transação, sejam eles compradores, vendedores, fabricantes, distribuidores ou reguladores do governo diretamente em um sistema automatizado e independente, reduzindo os custos operacionais e racionalizando processos.

O que o blockchain pode fazer para o transporte?

As características primárias do blockchain são descentralizadas, inalteráveis ​​e verificáveis, e isso o torna imensamente benéfico para o setor de transportes. Abaixo estão algumas das vantagens potenciais mais significativas do blockchain no transporte.

Cadeias de fornecimento simplificadas

As cadeias de fornecimento (supply chain) podem ter sido simples há algumas décadas, mas agora são extremamente complexas. A indústria manufatureira globalizada de hoje significa que as matérias-primas e os produtos acabados passam por inúmeras entidades antes de chegarem aos compradores pretendidos.

Uma cadeia de suprimentos típica, portanto, envolve a utilização de um monte de recursos, à medida que as mercadorias passam de uma parte para a outra e isso eleva o custo do produto final.

Como uma alternativa transparente, incorruptível e melhor automatizada para sistemas centralizados de gerenciamento de dados, a tecnologia blockchain pode tornar as cadeias de suprimento mais rápidas, mais seguras e mais baratas, eliminando a longa lista de intermediários entre compradores e vendedores.

No processamento de pagamentos, por exemplo, um contrato inteligente acionado por blockchain pode ser empregado para manter a quantia pagável de dinheiro e dispensá-lo automaticamente quando a propriedade das mercadorias for transferida para o destinatário pretendido. Tal sistema abriria mão da necessidade de parceiros de processamento de pagamento dispendiosos, e os recursos economizados iriam para o refinamento dos canais de frete e a otimização do fluxo de produtos.

De veículos particulares a transporte sob demanda

Outra mudança monumental que pode vir com a adoção generalizada da tecnologia blockchain é o surgimento de veículos sob demanda, o que seria um afastamento do antigo modelo de carros de propriedade privada. A abertura e a confiabilidade do blockchain podem permitir que as empresas de táxi e locadoras de veículos forneçam veículos aos clientes quando eles precisarem, sem complicações. Adicione a tecnologia de autogestão à mistura e o que você recebe são carros sem motorista que podem ser convocados a qualquer momento, sem as preocupações de roubo ou uso indevido. Veículos autônomos que armazenam informações em tempo real em um blockchain também podem oferecer informações mais confiáveis ​​sobre acidentes e incidentes do que caixas pretas, que podem ser hackeadas ou removidas e destruídas.

A este respeito, portanto, blockchain tem o potencial para alterar o aspecto de posse de carro e reestruturar as cidades em torno de novas necessidades. É possível que mais organizações surjam ao redor do leme de manutenção e reabastecimento de veículos. Além disso, como as pessoas não precisariam mais ter carros para obter transporte imediato, privado e conveniente, elas teriam mais opções de veículos para escolher, dependendo das necessidades do dia.

Transações de Trânsito Baseadas em blockchain

O blockchain já é a espinha dorsal das criptomoedas, portanto, é natural que a tecnologia encontre o caminho para as transações em trânsito. Os sistemas de transporte multimodal de hoje exigem que os passageiros viajem para lugares diferentes para pagar por diferentes tipos de bilhetes. Uma pessoa que viaja em um trem suburbano para a cidade, em seguida, o ônibus no centro e, finalmente, aluga um táxi para o escritório compra três bilhetes diferentes durante o trajeto, durante o qual o tempo é desperdiçado e complexidades desnecessárias são adicionadas.

A tecnologia Blockchain pode eliminar o requisito de múltiplas compras e facilitar o deslocamento. Indivíduos precisariam apenas de uma moeda ou ficha de transporte para pagar tarifas em qualquer transporte público, e isso tornaria mais rápido, simples e seguro obter de um ponto para outro.

Carona

Os serviços de táxi, como o Uber e o Grab, não oferecem, estritamente falando, o compartilhamento de viagens. Em vez disso, eles facilitam a reserva e o pagamento de serviços de táxi e, consequentemente, expandiram a definição geral de um táxi. No entanto, o blockchain pode tornar possível o verdadeiro compartilhamento de compartilhamento ponto a ponto, em que clientes e motoristas interagem diretamente e em tempo real, sem um intermediário para facilitar a organização de viagens, preços, assentos disponíveis e assim por diante.

O armazenamento de dados do veículo, como informações do proprietário, motoristas e passageiros, pode ser verificado e validado entre duas partes por meio de contratos inteligentes, eliminando terceiros. Um aplicativo baseado em blockchain baseado em táxi é descentralizado e de propriedade de seus usuários, não de seus criadores. É, portanto, mais eficiente e econômico.

Coleta e Compartilhamento de Dados de Trânsito com Blockchain

O Blockchain pode lidar com todos os tipos de dados digitais, e isso faz com que seja a solução de consentimento ponto-a-ponto ideal para estabelecer a confiança entre as partes que consentem e recebem.

Com contratos inteligentes, as empresas podem coletar dados, ao mesmo tempo em que garantem a conformidade com os estatutos reguladores que regem quando e como o consentimento é aplicado. A imutabilidade do Blockchain também reforça a integridade e a proveniência dos dados, enquanto a natureza distribuída permite o compartilhamento de dados entre todas as partes interessadas.

Assim, se os inúmeros fornecedores de serviços de transporte começarem a colocar seus dados em um blockchain compartilhado, todos, sejam eles agências de transporte, clientes ou reguladores de terceiros, terão acesso às informações de que precisam. Além disso, a segurança do blockchain daria às empresas que preferem manter seus dados privados por razões de segurança, a confiança de compartilhá-los, já que eles não teriam que se preocupar em comprometer as informações privadas de seus usuários.

Onde a Tachain entra?

Nos últimos anos, o negócio de transportes passou por significativas transformações tecnológicas. Entre os avanços mais notáveis ​​está o surgimento de aplicativos de táxi móvel, que oferecem aos usuários a conveniência de solicitar táxis por meio de dispositivos portáteis. Os provedores de serviços de táxi também podem usar a infraestrutura móvel para receber e processar pagamentos, e isso diminui os custos operacionais, permitindo que as empresas se conectem a um grupo muito mais amplo de clientes.
Apesar do grande sucesso das aplicações de táxi móvel, no entanto, muitas oportunidades no setor de transporte digital permanecem inexploradas, e uma delas é a sincronização adequada de publicidade com aplicativos de táxi. Por causa das preocupações que surgem com a coleta de dados do usuário, os aplicativos de táxi são conhecidos por serem de pouca utilidade entre os anunciantes que desejam fazer campanhas de marketing direcionadas.

Felizmente, a Tachain encontrou uma maneira excitante de mesclar publicidade com ecossistemas de transporte móvel e, sem surpresa, a resposta é blockchain. Ao coletar e registrar dados em sua rede blockchain, a Tachain permite que clientes, motoristas e empresas de transporte interajam e troquem dados sobre suas experiências de forma aberta, mas anônima. As informações são armazenadas consensualmente na blockchain de Tachain e são gratuitas para todas as partes interessadas acessarem. Portanto, os clientes podem saber quais motoristas são mais confiáveis, enquanto os motoristas podem identificar quais tipos de clientes dão mais dicas ou quais empresas de táxi pagam melhor.

No backend da solução Tachain, estão os anunciantes, que exibem anúncios na AdNet, que usa o blockchain. A AdNet usa os dados no blockchain para garantir que os usuários de aplicativos visualizem apenas os anúncios que são relevantes para eles, e os usuários recebem tokens TCHN da Tachain para cada anúncio que assistem. Assim, além de dar às pessoas acesso rápido e fácil aos serviços de táxi, a rede Tachain permite que eles ganhem enquanto estão em trânsito.

Indiscutivelmente, a contribuição mais significativa que a Tachain dá à indústria de transporte é seu blockchain, cujo código será todo de código aberto e publicado no GitHub. Qualquer pessoa com habilidades técnicas pode, portanto, descobrir como o sistema funciona, sugerir recursos e correções e até mesmo usá-lo como base para outros aplicativos descentralizados alternativos e complementares que funcionarão com a rede Tachain.

O futuro do blockchain no transporte

O valor do mercado de transporte inteligente global deverá crescer mais de 22 por cento para atingir 285 bilhões de dólares em 2024, com a Ásia como o segmento de crescimento mais rápido do mundo, principalmente devido ao aumento da população, o número crescente de rodovias veículos e sistemas de transporte existentes ineficientes. Este crescimento é alimentado significativamente pelo aumento dos investimentos em digitalização, e com o interesse na inovação blockchain aumentando rapidamente, não demorará muito para soluções como Tachain se tornar uma faceta integral da indústria.

Tudo somado, o setor de transporte deve se beneficiar imensamente da adoção da tecnologia blockchain. Em um ambiente em que os clientes esperam nada menos que serviços de transporte completos e eficientes, a ideia de sistemas autônomos que conectam todas as partes diretamente em uma rede transparente e segura não é apenas atraente, mas revolucionária.

O post Como o Blockchain vai transformar a industria de transporte apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!