Como resolver nosso problema tributário, de acordo com Bernard Appy – Exame

São Paulo – Ineficiente, injusto e incompreensível: este é o sistema tributário brasileiro – mas uma solução é possível.

“Quando discutimos tributação é comum haver conflitos como distribuição de renda e eficiência econômica. Nosso sistema é tão ruim, que é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, diz Bernard Appy.

O economista é diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCF), ex-secretário de Política Econômica e ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda.

Ele foi entrevistado pela série “Brasil: ponto de partida?”, parceria da plataforma UM BRASIL, uma iniciativa da Fecomercio SP, com o Centro de Liderança Pública (CLP).

A série é parte do Projeto Visão Brasil 2030, idealizado em 2013 e que tem como objetivo pensar soluções para o país, em áreas prioritárias como saúde, infraestrutura, educação e segurança pública, entre outras.

Appy classifica o sistema tributário brasileiro como algo com mais exceções do que regras e defende um imposto único sobre valor agregado (IVA).

Ele teria alíquota única para todos os bens e serviços, mas que pode variar entre estados e municípios, com transição ao longo de uma década e sem isenções, com exceção de algumas políticas sociais.

Veja a entrevista completa, antecipada com exclusividade para EXAME:

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!