Mercados Receosos com G-20; PIB Brasileiro e Dados Chineses – Investing.com

Atividade econômica

PIB brasileiro avançou em linha com as expectativas do mercado. Neste terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou variação de 0,8% na comparação trimestral e 1,3% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Em valores correntes, o PIB atingiu R$1,716 trilhão.

Pela ótica da produção, a contribuição dos setores foi a seguinte: Agropecuária (0,7%), Indústria (0,4%) e Serviços (0,5%). Já pela ótica da demanda: Despesa de consumo das famílias (0,6%), Despesa de consumo do governo (0,3%), FBCF (6,6%), Exportação de bens e serviços (6,7%) e Importação de bens e serviços (-10,2%).

Atividade econômica chinesa continua desacelerando. O índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) industrial da China registrou nova queda mensal, atingindo desta vez o patamar de 50,0 pontos — considerado neutro, visto que abaixo deste nível há retração da atividade econômica, por outro lado, acima há expansão da atividade econômica. Veja abaixo:

Mercados acionários
Os mercados acionários internacionais estão em queda nesta sexta-feira, contaminados pelo ceticismo dos agentes econômicos, horas antes da reunião do G-20 na Argentina. A reunião marcará o encontro entre D. Trump e Xi Jiping, o que pode definir o rumo das relações comerciais das duas maiores potencias econômicas do mundo. Há uma pressão baixista adicional devido aos indicadores econômicos da China, que desapontaram e se refletiram em baixas em diversos setores da economia, como o automotivo.

Os índices futuros dos EUA registram quedas de aproximadamente 0,5%. Na Europa, as bolsas operam em campo negativo. Na Ásia, o fechamento foi o índice composto da região apresentou um recuo, embora o fechamento de Tóquio e Xangai tenham sido positivos. O cenário doméstico se alinhou ao mercado internacional, e o recua. A tendência do no mercado internacional é de alta. Já o mercado internacional de juros segue em tendência de baixa.

Expectativas dos agentes
O foco dos investidores será a reunião do G-20. Antes disso, a agenda econômica contem o PMI de Chicago às 12h45, além da contagem de plataformas de extração de e gás em território norte-americano às 16h00. Ademais, Williams, dirigente do Fed com direito a voto, discursará às 12h00.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!