Democrata Nancy Pelosi torna-se presidente da Câmara dos EUA – Isto É

A deputada democrata Nancy Pelosi, da Califórnia, foi eleita nessa quinta-feira (3) a nova presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos  (EUA), o primeiro dia de um novo Congresso dividido.

Pelosi, de 78 anos, é a primeira mulher a ocupar o cargo pela segunda vez. Ela foi presidente da Câmara de 2007 a 2011, quando o Partido Democrata controlava a Câmara dos Deputados.

Pelosi derrotou o candidato republicano Kevin McCarthy em uma votação nominal, recebendo 220 votos de um total de 430 presentes, segundo a CNN.

Em seu discurso de abertura, ela afirmou que o plenário deve ser “a Câmara dos Estados Unidos”, onde as vozes das pessoas serão ouvidas e afetarão as decisões dos legisladores.

Nancy Pelosi citou as prioridades de seu partido a longo prazo, entre eles o combate à mudança climática, a redução dos custos de saúde, os investimentos em infraestrutura “verde” e “a restauração da integridade” do governo. Ela indicou medidas para acabar com a paralisação parcial do governo, que chegou ao 13º dia.

“Os democratas vão oferecer à legislação do Senado, para as apropriações republicanas, a reabertura do governo”, disse.

Cerca de um quarto do governo federal está paralisado desde o mês passado, como resultado de um impasse entre a Casa Branca e o Congresso sobre a possibilidade de fornecer bilhões de dólares para o muro de fronteira com o México, prometido pelo presidente Donald Trump.

Pelosi disse, em vídeo transmitido pela MSNBC na quarta-feira (2), que está disposta a dar “nada pelo muro”, enquanto o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, afirmou que a câmara alta não considerará nenhuma lei sem o apoio do presidente.

Christopher Galdieri, professor assistente do Saint Anselm College, disse à Xinhua que espera que “a luta contra a paralisação continue a absorver a maior parte do oxigênio” em Washington.

Legisladora efetiva e estrategista política, Pelosi desempenhou papel fundamental nas eleições do ano passado, quando os democratas assumiram o controle da Câmara pela primeira vez em oito anos, ajudando a arrecadar milhões de dólares para os democratas e mantendo o foco na questão da saúde e suas campanhas.

O novo Congresso que Pelosi está agora comandando conta com número recorde de legisladoras do sexo feminino e é o mais racial e etnicamente diversificado, incluindo nova geração de muçulmanos, latinos, nativos americanos e afro-americanos. A nova presidente disse que recebe a “classe de novatos transformadores”.

Em geral, os democratas têm maioria de 235-199 na Câmara, com um assento ainda em disputa após alegações de fraude eleitoral no estado da Carolina do Norte. No Senado, 53 republicanos detêm a maioria, contra 45 democratas e dois independentes, alinhados com os democratas.

*Com informações da Agência Xinhua, da China

O post Democrata Nancy Pelosi torna-se presidente da Câmara dos EUA apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!