Funcef sinaliza superávit em 2018, após 7 anos no vermelho – Exame

Terceiro maior fundo de pensão do país, o Funcef foi um dos mais atingidos por investimentos fracassados e falhas de gestão

Por Reuters

access_time 4 jan 2019, 21h42

São Paulo – O Funcef, fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal, anunciou nesta sexta-feira que teve superávit de 1,66 bilhão de reais em 2018 até novembro, aproximando-se de ter seu primeiro resultado anual positivo desde 2010.

Terceiro maior fundo de pensão do país, o Funcef foi um dos mais atingidos por investimentos fracassados e falhas de gestão, acumulou sucessivos déficits até fechar 2016 com um rombo de 12,5 bilhões de reais. A maior parte do prejuízo foi registrada pelo fundo mais antigo, o Reg/Replan, de benefício definido, que responde por cerca de 80 por cento dos ativos totais.

As perdas foram causadas por investimentos em ativos como a fabricante de plataformas para exploração de petróleo Sete Brasil, hoje em recuperação judicial, a hidrelétrica de Belo Monte e na produtora de celulose Eldorado.

Para equilibrar as contas, a gestão elevou o volume de contribuição de seus associados e reduziu a meta atuarial, o que facilita atingir a rentabilidade mínima exigida. Além disso,recuperou parte de valores perdidos por meio de acordos com empresas e gestores contratados.

O resultado consolidado de 2018 deve incluir o ajuste do valor de mercado do fundo na Vale , investimento mais relevante do Funcef em ações. O papel da mineradora teve no ano passado uma valorização de cerca de 32 por cento.

Meses atrás, o diretor do Funcef Paulo Werneck havia dito que o fundo está considerando se vender sua participação na Vale .

“Os fantasmas de novos equacionamentos foram definitivamente afastados”, disse em nota o presidente do Funcef, Carlos Vieira.

Segundo ele, com o reequilíbrio dos planos será possível reduzir os prazos dos equacionamentos.

 

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!