Salvini telefona para Bolsonaro e agradece colaboração – Isto É

O presidente Jair Bolsonaro recebeu um telefonema na manhã de hoje (14) do ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, para agradecer o empenho do Brasil em solucionar o caso do terrorista italiano Cesare Battisti.

De acordo com nota do Palácio do Planalto, Salvini disse que o presidente brasileiro tem excelente imagem junto ao povo italiano e que sem a intervenção de Bolsonaro a extradição não teria se concretizado.

“Para o presidente Bolsonaro, a conclusão do caso Battisti é um grande sinal que o Brasil dá de que não aceitará mais criminoso travestido de perseguido político, assim como simboliza o fim da impunidade nacional e internacional”, diz a nota.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo. O italiano se diz inocente e que foi vítima de perseguição política. Para as autoridades brasileiras e italianas, ele é considerado terrorista.

No sábado (12), Battisti foi preso em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, de onde foi levado direto para Roma, na Itália. O italiano será colocado na ala de segurança máxima da prisão de Rebibbia, na capital italiana, para cumprir pena de prisão perpétua.

O italiano passou 30 anos como fugitivo entre o México e a França e, em 2004, chegou ao Brasil, onde foi preso três anos depois. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição em uma decisão não vinculativa, que deixava a palavra final ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No último dia de seu segundo mandato, em 2010, Lula negou a extradição.

Em setembro de 2017, o governo italiano pediu ao ex-presidente Michel Temer a revisão da decisão sobre Battisti. No dia 13 de dezembro do ano passado, o ministro Luiz Fux determinou a prisão do ex-ativista. No dia seguinte, a extradição foi autorizada por Temer. Desde então, Battisti estava foragido.

O post Salvini telefona para Bolsonaro e agradece colaboração apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!