Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas – Isto É

Mais de 60 mil pessoas concentraram-se hoje (20) na Praça de Sintagma, em Atenas, na Grécia, protestando contra o acordo entre o governo grego e Skopje sobre a alteração do nome da Macedônia. Houve confrontos entre a polícia e manifestantes.

O acordo visa a alteração do nome da Antiga República Jugoslava da Macedônia para Macedônia do Norte, uma disputa que dura 27 anos, desde que a Macedônia declarou independência da Jugoslávia. No entanto, os gregos estavam contra a nova designação, uma vez que há uma região no norte chamada Macedônia.

Em meio aos protestos convocados por grupos nacionalistas e religiosos, jovens encapuzados lançaram projéteis e tentaram entrar no parlamento. A polícia entrou em ação e dispersou os opositores.

“Há apenas uma Macedônia e é a grega”, disse uma das manifestantes.  “A Macedónia é grega, é a minha pátria, onde nasci e cresci. A Macedónia não pode ser Skopje, que é uma comunidade Eslava, que antes da II Guerra Mundial se chamava Vardaska” disse outra mulher que participou dos protestos.

O governo grego remeteu no sábado ao parlamento o acordo sobre a alteração do nome da Macedônia, dando início ao processo.

Na segunda-feira, o parlamento grego vai se reunir para estabelecer o calendário de sessões das comissões de Defesa e Assuntos Externos, encarregada de discutir o texto antes do debate final no plenário, previsto para o fim da próxima semana.

*Com informações da RTP (emissora pública de televisão de Portugal)

O post Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!