PIB cresce 0,3% no trimestre encerrado em novembro de 2018

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,3% no trimestre encerrado em novembro de 2018, na comparação com o trimestre encerrado em agosto daquele ano. O dado é do Monitor do PIB, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

De acordo com a FGV, o crescimento chegou a 1,4% na comparação com o trimestre encerrado em novembro de 2017. No acumulado de 12 meses, a alta chega a 1,3%. Considerando-se apenas o mês de novembro, o PIB cresceu 0,3% em relação a outubro de 2018 e 1,5% na comparação com novembro de 2017.

Setores

O crescimento de 0,3% do trimestre encerrado em agosto para o trimestre  encerrado em novembro, foi puxado pelos serviços que tiveram alta de 0,5% no período. A agropecuária também teve alta: 1,1%.

Entre os segmentos dos serviços, os melhores resultados foram observados nos outros serviços (1%) e nos serviços imobiliários (0,8%). A indústria teve queda de 0,3%, devido ao recuo de 1,2% da indústria da transformação.

Demanda

Sob a ótica da demanda, no trimestre encerrado em novembro, na comparação com o trimestre encerrado em agosto, houve crescimentos de 0,6% no consumo das famílias e de 0,8% no consumo do governo. A formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, recuaram 0,4%.

No setor externo, as exportações cresceram 8,1% e as importações caíram 5,7%.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!