LocalBitcoins volta a operar após ataque phishing e contas afetadas – Portal do Bitcoin

A LocalBitcoins, plataforma que conecta compradores a vendedores de bitcoin em negociações peer-to-peer, disse que sofreu um ataque hacker que afetou um pequeno número de usuários no sábado (26).

A notícia, publicada pelo usuário ‘r/localbitcoins’ no Reddit no mesmo dia, diz o seguinte:

“Gostaríamos de informar que hoje, 26.01.2019, aproximadamente às 10:00:00 UTC, a LocalBitcoins detectou uma vulnerabilidade de segurança – uma fonte não autorizada pôde acessar e enviar transações de várias contas afetadas. As transações de retirada foram temporariamente desativadas enquanto investigamos o caso”, diz um trecho do comunicado.

Segundo o texto, eles conseguiram interromper o ataque assim que identificaram o problema e que ele estaria relacionado a um recurso desenvolvido por um software de terceiros.

“Todos os recursos do fórum foram desativados até que o caso seja totalmente resolvido”, reportou a plataforma no dia do ataque.

Disse, também, que até aquele momento apenas seis contas de usuários haviam sido comprometidas e que haveria esforços na investigação sobre o ataque a fim de determinarem o número exato de contas afetadas.

Na manhã do ocorrido, no Twitter o usuário ‘Bitcoinbabe’ reportou o ocorrido, sugerindo que tratou-se de um ataque via phishing.

“Parece que alguém invadiu o site (LocalBitcoins) com uma página de phishing. Se você visitar o fórum e for redirecionado para a página de login, NÃO acesse!”

Momentos antes, o mesmo usuário já havia sugerido que aparentemente foi um ataque por meio de um phishing onde o cibercriminoso roubou os detalhes de autenticação de dois fatores (2FA) dos usuários e os usou para acessar as carteiras.      

O usuário ‘tefl0ncc’ entrou na conversa e afirmou ter sido um dos seis afetados, como foi descrito pela empresa. Ele disse que quando tentou iniciar a sessão ocorreu um erro após colocar o código 2FA. Em uma nova tentativa ele conseguiu acessar e se deparou com a conta vazia.

“Eu mudei a minha senha, mas tenho medo de usar meu código 2fa por enquanto até que o servidor seja confirmado como seguro”, disse ele, acrescentando: “Esses hackers são muito ágeis”.

De acordo com a Coindesk, todas as funções da plataforma já voltaram a funcionar normalmente e a empresa está realizando uma ação informativa para que todos os usuários habilitem a autenticação 2FA em suas contas.

Plataforma cresce cada vez mais

Dado que o serviço LocalBitcoins funciona como um mercado de balcão (OTC, na sigla em em inglês), onde os usuários negociam criptomoedas entre si diretamente, o uso da plataforma cresce notavelmente em várias regiões, principalmente na Venezuela.

No início de outubro, houve o maior número de bitcoins negociados pelos residentes venezuelanos que estão se voltando para o bitcoin como uma reserva de valor.

Eles negociaram 1.089 BTCs num volume que, na ocasião, correspondia a US$ 7,1 milhões.

Dados da Coin.Dance do final de 2018 revelaram que os latino-americanos em geral estavam realmente focados na plataforma.

Argentina, Venezuela, Peru, Colômbia, Chile e México já representava, na ocasião, quase 20% do volume global do serviço P2P.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil. Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

O post LocalBitcoins volta a operar após ataque phishing e contas afetadas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!