Alcolumbre diz que embate no Senado foi ‘da nova contra a velha política’ – Isto É

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou que o embate travado na noite de sexta-feira, 1º, no Senado foi o “da nova contra a velha política”. “50 senadores votaram para abrir (voto) ao povo brasileiro quem eles querem que os represente no Senado”, disse a jornalistas.

Por falta de acordo diante do impasse criado no Senado sobre uma votação aberta ou secreta para a eleição, Alcolumbre, na presidência da Casa, decidiu adiar para as 11h deste sábado o pleito interno. Ele consultou o plenário sobre uma proposta feita por líderes de diferentes partidos: suspender a atual sessão, travada há mais de 5 horas, e retomar amanhã. Marcada por tumultos, discussões e xingamentos, a sessão se arrastava sem que houvesse um entendimento entre os defensores do voto aberto (os novatos majoritariamente) e os do voto secreto.

“Tenho certeza que quem sentar na cadeira de presidente amanhã não terá coragem de ir contra 50 senadores”, completou. “Espero que senador José Maranhão assuma amanhã e cumpra seu papel”, afirmou. Senador mais antigo, José Maranhão (MDB-PB) assumirá o controle da Comissão Diretora amanhã para proceder à eleição.

Pré-candidato a presidente do Senado, Alcolumbre colocou em votação uma questão de ordem, aprovada por 50 votos favoráveis contra 2 contrários, que determinava a votação nominal. Foi o estopim para os protestos, principalmente, de senadores mais experientes e dos aliados de Renan Calheiros (MDB-AL), que tentará disputar a eleição contra os interesses do governo Jair Bolsonaro. Ele entende que, às claras, será prejudicado por causa de pressões do Planalto sobre os senadores.

O post Alcolumbre diz que embate no Senado foi ‘da nova contra a velha política’ apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!