Com escassez de chuvas, ANA reduz vazão do reservatório de Xingó

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou hoje (4) que decidiu reduzir a vazão do reservatório da usina hidrelétrica de Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 700m³/s. De acordo com a agência reguladora, a nova vazão será adotada ainda esta semana pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). A vazão de 800 m³/s  estava sendo praticada desde 11 de janeiro.

A medida foi tomada devido ao menor volume de chuvas já registrado em janeiro na região. A diminuição da vazão busca aumentar o armazenamento de água dos reservatórios do Velho Chico durante o período chuvoso, que vai até abril, para garantir a segurança hídrica durante o ano inteiro na região. A próxima reunião do grupo, formado por órgãos públicos, instituições da sociedade civil e entes privados, acontecerá em 18 de fevereiro para nova avaliação da bacia.

De acordo com a ANA, o grupo determinou que a vazão liberada deve ser revista sempre que “houver diminuição de afluência aos reservatórios e as projeções indicarem menos de 50% de acumulação no Reservatório Equivalente do São Francisco – formado por Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE) – no fim do período chuvoso. Como a previsão para 30 de abril passou a ficar abaixo deste percentual, foi identificada a necessidade de reduzir o volume liberado por Xingó para reservar mais água na bacia hidrográfica”.

A redução do volume liberado por Xingó tem por objetivo reservar mais água na bacia hidrográfica e para o conjunto de reservatórios formado por Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE) no fim do período chuvoso na bacia.

“Se as projeções do início do ano apontavam que os reservatórios de Três Marias e Sobradinho chegariam respectivamente a 66,27% e 43,72% em 31 de janeiro, os volumes acumulados no último dia do mês passado ficaram respectivamente em 57,23% e 36,75%”, disse a agência reguladora que informou ainda que em 31 de janeiro, o reservatório Equivalente do Rio São Francisco, formado pelos três reservatórios estava com 42,93% de seu volume útil.

Edição: Sabrina Craide

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!