Governo faz alerta e suspende empresa que opera com criptomoedas no Brasil – Portal do Bitcoin

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou na terça-feira (05) a imediata suspensão das atividades da empresa Olymp Trade, que opera com criptomoedas, por ela atuar de forma irregular no mercado. A autarquia ainda instituiu pena de multa diária de mil reais, caso a empresa desobedeça a determinação.

Na sexta-feira (08), a autarquia expediu um alerta no seu site informando aos investidores que a empresa estaria proibida de continuar com sua atuação no mercado de operações em opções binárias.

Segundo o Ato Declaratório CVM 16.898, a companhia “não está autorizada” pela autarquia “a captar clientes residentes no Brasil” para a realização das operações em opções binárias, que vem sendo feitas pelo seu site.

O documento foi emitido pela área técnica da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) da CVM.

Francisco José Bastos Santos, Superintendente da RMI, afirma, no documento, que a Smartex International LTD, também conhecida como Olymp Trade, atua com uma espécie de valor mobiliário, definido como contrato derivativo.

Santos aponta que esse tipo de negociação “sobre a variação de preços de determinados ativos, tais como ações, moedas estrangeiras e commodities” se amolda à definição de “contratos derivativos  e, por conseguinte, ao conceito legal de valor mobiliário, conforme disposto no inciso VIII do art. 2º da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976”.

Esse dispositivo legal citado traz uma relação de espécies de valores mobiliários, os quais não podem ser negociados sem a autorização da autarquia.

Os chamados contratos derivativos considerados como Valor mobiliário não dependem dos ativos subjacentes negociados. Em outros termos, o ativo por trás do investimento pode ser até mesmo as criptomoedas, que a CVM passou a adotar como Criptoativos.

A Olymp Trade, desta forma, terá de suspender imediatamente suas atividades sob pena de multa , conforme a própria autarquia declarou no documento.

“(…)determinar à Smartex International Ltd ou Olymp Trade a imediata suspensão de qualquer oferta pública de oportunidades de investimento no mercado de opções binárias ou quaisquer outros derivativos, alertando que a não observância da presente determinação a sujeitará à imposição de multa cominatória diária, no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), sem prejuízo da responsabilidade pelas infrações já cometidas antes da publicação deste Ato Declaratório, com a imposição da penalidade cabível, nos termos do art. 11 da Lei nº 6.385, de 1976, após o regular processo administrativo sancionador”.

O prazo para o cumprimento dessa determinação começou a contar desde a sua publicação no Diário Oficial da União que ocorreu na quinta-feira (07).

Operação com criptomoedas

No site da plataforma, na lista de ativos disponíveis são negociados commodities, moedas regulares, índices e ações. Além disso, existe a opção de investir em criptomoedas como Bitcoin, Bitcoin Gold, Ethereum, Monero, Zcash e outros sete ativos digitais.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

O post Governo faz alerta e suspende empresa que opera com criptomoedas no Brasil apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!