Ortega tem os ‘dias contados’, diz assessor de segurança nacional de Trump – Isto É

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em uma cúpula da ALBA em Havana, em 14 de dezembro de 2018 – AFP/Arquivos

O Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, disse nesta quarta-feira que o governo de Daniel Ortega na Nicarágua “está com os dias contados” e assegurou que “o povo nicaraguense logo estará livre”.

O assessor do presidente Donald Trump fez essas declarações em uma mensagem no Twitter, em que se referiu às longas sentenças de prisão dadas esta semana pela justiça da Nicarágua a três opositores de Ortega que participaram dos protestos antigoverno no ano passado.

“O regime de Ortega condenou três líderes agrícolas a 550 anos de prisão por seu papel nos protestos em 2018, onde, segundo relatos, as forças policiais de Ortega mataram 300 ativistas. Como o presidente Trump disse na segunda-feira, os dias de Ortega estão contados e o povo nicaraguense em breve estará livre”, tuitou Bolton.

Ortega, um ex-guerrilheiro de 73 anos que governa a Nicarágua desde 2007, enfrentou em abril passado protestos da oposição exigindo sua saída do poder, cuja repressão deixou 325 mortos, mais de 700 detidos e pelo menos 50.000 exilados, segundo grupos de direitos humanos e da oposição.

Trump disse em um evento em Miami na segunda-feira que “os dias do socialismo e do comunismo estão contados” na Venezuela, em Cuba e na Nicarágua, países que o próprio Bolton definiu em um discurso em novembro como a “troika da tirania”.


Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!