Trump prevê futuro ‘MARAVILHOSO’ para Coreia do Norte com desnuclearização – Isto É

Trabalhador vietnamita prepara-se para imprimir imagens de Donald Trump e Kim Jong Un em uma camiseta antes do segundo encontro entre os dois líderes em Hanói, 23 de fevereiro de 2019 – AFP/Arquivos

O presidente americano, Donald Trump, prevê um futuro “MARAVILHOSO” para a Coreia do Norte se seu líder, Kim Jong Un, a quem ele irá encontrar em um jantar nesta quarta-feira (27), concordar em desistir de seu arsenal nuclear.

Em seu tuíte, no qual fez uso das costumeiras maiúsculas para enfatizar suas declarações, Trump disse que agora a oportunidade para uma Coreia do Norte sem armas nucleares é “como nenhuma outra na história”.

Trump e Kim têm previsto se encontrar cara a cara e depois vão compartilhar um jantar em Hanói, capital do Vietnã, antes de voltar a se reunir na quinta-feira.

O presidente referiu-se ao líder norte-coreano como “meu amigo”, uma diferença brutal da época em que os dois trocavam insultos pessoais e ameaças de destruição no auge das tensões sobre os programas de armas norte-coreano.

Trump também condenou seus oponentes nos Estados Unidos pelas críticas à sua aproximação com o regime mais isolado do mundo.

“Os democratas deveriam parar de falar sobre o que eu deveria fazer com a Coreia do Norte e ao contrário perguntar a si próprios porque não o fizeram durante os oito anos do governo Obama?”, disse Trump, em alusão ao seu antecessor na Casa Branca.

Os diálogos de dois dias visam a dar alguma definição à vaga declaração divulgada depois da histórica cúpula bilateral de junho, em Singapura.

Na ocasião, Kim se comprometeu a trabalhar “rumo à completa desnuclearização da península coreana”, mas desde então os avanços diplomáticos estagnaram devido a desavenças sobre o que isto significaria.

Trump parece ter reduzido as expectativas americanas para a cúpula, ao afirmar que ficaria feliz se Pyongyang interrompesse seus contínuos testes nucleares e com mísseis.


Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!