Universidade brasileira emite primeiros diplomas via blockchain – Portal do Bitcoin

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começou a expedir seus primeiros diplomas emitidos via blockchain, conforme reportou a instituição na última sexta-feira (22).

Segundo o artigo, os primeiros certificados foram entregues na quinta-feira (21) no auditório da Universidade, quando 11 graduados dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação receberam o diploma digital.

Para evidenciar o marco, a UFPB realizou uma solenidade que foi presidida por Ariane Sápela, pró-reitora da instituição, e contou com os professores do centro de informática responsáveis pela implantação do novo sistema de emissão de diplomas.

Na próxima terça-feira (26), a Universidade vai apresentar a inovação no ‘ForGRAD Nacional’, um fórum que vai reunir, além da UFPB, os pró-reitores das seguintes instituições:

Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Instituto de Educação de São Paulo (Colégio IESP), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O projeto que efetivou o diploma digital via sistema descentralizado é ‘Serviço de Registro, Autenticação e Preservação Digital de Documentos (GT-RAP)’.

Ele foi financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), uma organização ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia do governo federal brasileiro.

O novo serviço emite e autentica os diplomas sem risco de perda das informações, que devem ser capazes de perdurar além das instituições e sistemas de origem, disse a instituição, acrescentando:

“A solução tecnológica vai na direção de uma demanda crescente nos meios universitários por mais segurança na expedição de diplomas e de outros documentos que certificam a formação em nível superior”.

A publicação também discorreu sobre o crescente registro de casos de falsificação de diplomas em delegacias de polícia de várias regiões do país.

Responsáveis pelo projeto de blockchain

Segundo a UFPB, o sistema foi construído sob a coordenação dos docentes e pesquisadores Guido Lemos e Rostand Costa, do Núcleo de pesquisa e extensão, Lavid, com a colaboração do professor e pesquisador Daniel Faustino, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) do Rio Grande do Norte.

Contou, também, com a equipe de desenvolvedores do STI/UFPB, com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do RJ (ITS Rio).

Clique aqui e acompanhe a cotação de mais de mil criptomoedas


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

O post Universidade brasileira emite primeiros diplomas via blockchain apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!