Escolas da Série A desfilam após temporal alagar Sambódromo no Rio – Isto É

A Unidos da Ponte abriu com atraso os desfiles das escolas de samba da Série A do Rio de Janeiro. Por causa de um temporal que caiu poucas horas antes do início das escolas entrarem na avenida, o começo do desfile, previsto para as 22h30, foi transferido para as 23h. Ainda assim a Ponte entrou na avenida cinco minutos mais tarde.

A chuva no Sambódromo está mais branda. Com isso, o público chega nas arquibancadas

Cada escola tem o tempo mínimo de 45 minutos para passar pela avenida e o máximo de 55 minutos. A segunda agremiação que vai se apresentar é a Alegria da Zona Sul.

Veja a ordem dos desfiles:

Unidos da Ponte

Primeira a desfilar, a Unidos da Ponte leva à avenida o enredo Oferendas, que trata das comidas dos orixás na umbanda e no candomblé. A azul e branco de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, vai reviver na avenida o enredo que apresentou em 1984.

Alegria da Zona Sul

A Alegria da Zona Sul, a vermelho e branco criada na comunidade do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, desenvolve o enredo Saravá, Umbanda!, em que, por meio das palavras de um Preto Velho, vai pregar a caridade, o amor e a fé.

Acadêmicos da Rocinha

A terceira agremiação na passarela será a Acadêmicos da Rocinha, escola de São Conrado, que vai criticar o racismo com o enredo Bananas para o Preconceito e dar destaque a líderes negros.

Acadêmicos de Santa Cruz

Em seguida, entra a Acadêmicos de Santa Cruz. O enredo Ruth de Souza – Senhora Liberdade, Abre as Asas sobre Nós, em homenagem à atriz de 97 anos, foi desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, que, no ano passado, deixou a Imperatriz Leopoldinense e pela terceira vez está na Santa Cruz.

Unidos de Padre Miguel

As histórias do escritor Dias Gomes serão contadas no Sambódromo pela Unidos de Padre Miguel, com o enredo Qualquer Semelhança não Terá Sido Mera Coincidência. A escola tentará o campeonato, que escapou no ano passado, por uma diferença de 3 décimos. A vencedora foi a Viradouro.

Inocentes de Belford Roxo

A Inocentes de Belford Roxo vai levar para a avenida o enredo O Frasco do Bandoleiro, mostrando crendices sobre fortunas que teriam sido enterradas em botijas em quintais do Nordeste para escapar de saques.

Acadêmicos do Sossego

A Acadêmicos do Sossego fechará o primeiro dia de desfiles com o enredo Não se Meta com a Minha Fé. Acredito em Quem Quiser. Com o tema, a escola abordará a questão da intolerância religiosa.

 

Regulamento

De acordo com o regulamento, cada agremiação terá o mínimo de 45 minutos e o máximo, de 55 minutos, para desfilar com pelo menos 1.200 componentes. Se ultrapassar esse tempo, perde 1 décimo de ponto por minuto excedido. Se o tempo de apresentação for inferior a 45 minutos, a escola perde 2 décimos para cada minuto a menos.

No término do desfile, as agremiações têm que fazer a dispersão das alegorias no tempo máximo de 60 minutos. Se isso não ocorrer, elas são punidas com a perda de 1 décimo por alegoria não retirada.

Na concentração, somente no terceiro toque de sirene, é que as escolas podem começar o desfile. Antes disso, têm autorização para iniciar o aquecimento preliminar da bateria e o teste de regulagem dos instrumentos e microfones ligados ao carro de som.

Após o segundo toque, o intérprete pode começar a se comunicar com o público e fazer o chamado “esquenta” das arquibancadas com sambas que fazem parte da história da agremiação, até começar a cantar o samba-enredo com o qual a escola vai desfilar. É um momento muito esperado pelos torcedores que costumam lotar o Setor 1, o mais popular da passarela, e é considerado o “batismo” na avenida para o início do desfile.

A vencedora da Série A sobe, em 2020, para o Grupo Especial, considerado a elite do carnaval do Rio. A última colocada, cai para a Série B e vai desfilar no ano que vem, na Estrada Intendente Magalhães, na zona norte da cidade.


Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!