Segundo Mês de Aumento no Preço do Leite ao Produtor – Investing.com

Segundo mês consecutivo de alta para o produtor de leite. A queda na produção desde dezembro/18 aumentou a concorrência entre os laticínios pela matéria-prima (leite cru).

Considerando a média nacional ponderada dos 18 estados pesquisados pela Scot Consultoria, o aumento foi de 4,1% no pagamento realizado em fevereiro/19, referente a produção entregue no mês anterior.

Foi a maior alta desde julho do ano passado. Na comparação com o mesmo período do ano passada, o produtor está recebendo 15,3% mais este ano em valores reais ou 8,7% de alta descontando a inflação nos últimos doze meses (IGP-DI).

Figura 1. Cotação média nacional ponderada do leite ao produtor – em R$/litro, valores nominais.

Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

Com relação a produção, o volume captado (média nacional) caiu 2,8% em janeiro/19, na comparação mensal, e os dados parciais apontam para queda de 2,6% em fevereiro.

Para o pagamento a ser realizado em março/19, a maior parte dos laticínios nas regiões Sul, Sudeste e Norte apontam para alta para o produtor, no entanto, o ritmo ou intensidade deverá ser menor que o verificado no pagamento de fevereiro.

Para aqueles laticínios que falam em manutenção no preço pago ao produtor, a questão principal está na dificuldade de evolução das cotações dos lácteos no atacado.

Para o pagamento de abril, o número de laticínios estimando alta para o produtor aumentou na pesquisa de intenção.

Expectativas de cenário mais firme no mercado do

As programações de abate, em geral, estão curtas e como deveremos ter menor movimentação de compras nesta semana, devido ao feriado, há expectativa de que os frigoríficos entrem com maior afinco nas compras passado o feriado. Isso pode dar maior firmeza às cotações da arroba do boi gordo.

Por Rafael Ribeiro e Breno de Lima (Scot Consultoria)

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!