Pesquisa Focus aumenta projeção de inflação e reduz alta do PIB – Exame

Relatório do Banco Central apontou ainda queda na projeção para o crescimento da produção industrial do país

Por Reuters

access_time 11 mar 2019, 09h14

São Paulo – A expectativa para o desempenho da economia neste ano voltou a ser reduzida na pesquisa Focus que o Banco Central divulgou nesta segunda-feira, com queda na projeção para o crescimento da produção industrial.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento em 2019 caiu pela segunda semana seguida, a 2,28 por cento, de 2,30 por cento antes. O dado acompanha a piora na visão dos economistas consultados para a produção industrial, cujo crescimento está estimado agora em 2,80 por cento, 0,1 ponto percentual a menos do que na semana anterior.

Para 2020, entretanto, a conta para a expansão do PIB aumentou em 0,1 ponto, para 2,80 por cento, com a expectativa para a indústria mantida em 3 por cento.

O levantamento semanal apontou ainda que a expectativa para a alta do IPCA este ano subiu a 3,87 por cento, de 3,85 por cento, com a projeção para os preços administrados passando a uma alta de 4,92 por cento, 0,03 ponto a mais.

Para 2020 os economistas mantiveram, na mediana das projeções, a expectativa de que a inflação terminará a 4 por cento.

O centro da meta oficial de 2019 é de 4,25 por cento e, de 2020, de 4 por cento, ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

O Focus mostrou ainda que a taxa básica de juros deve terminar este ano a 6,50 por cento e o próximo a 8 por cento, sem alterações e o mesmo cenário visto pelo Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões.

Atualmente a Selic está no piso histórico de 6,5 por cento.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!