Economia e Agricultura criam grupo de trabalho para Plano Safra

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou nesta terça-feira (12) a criação de um grupo de trabalho conjunto com o Ministério da Economia para trabalhar o Plano Safra 2019/2020. 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina – Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

A expectativa é que o novo plano seja anunciado o mais depressa possível. “Eu gostaria que isso fosse o mais breve possível para trazer mais tranquilidade para o setor, que anda preocupado”, disse a minisra, em entrevista a jornalistas, durante o evento Anufood Brazil, em São Paulo, .

Segundo Tereza Cristina, o crédito agrícola do antigo plano já acabou, mas o governo liberou um novo teto, de R$ 6 bilhões, destinado a despesas de pré-custeio e custeio.

Carne bovina e soja

Na entrevista, a ministra disse ainda que tem boa expectativa quanto à reabertura do mercado norte-americano à compra de carne bovina in natura do Brasil. “Esperamos que os Estados Unidos voltem a importar”, disse Tereza Cristina. “Já concluímos tudo o que nos foi pedido e estamos pronto para fazer essas exportações”, a ministra, sem comentar as contrapartidas a serem oferecidas. Os Estados Unidos suspenderam os embarques da carne bovina in natura do país em 2017.

A ministra da Agricultura integrará a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem da próxima semana aos Estados Unidos. Nessa visita, destacou a ministra, dois dos temas que serão tratados com o governo norte-americano serão o etanol e o açúcar, além das carnes suína e bovina in natura.

Questionada sobre a produção brasileira de soja, principalmente com o fato de a China estar voltando sua demanda para os Estados Unidos, a ministra disse que a questão ainda não está definida. “A China não está resolvida ainda. Está suspensa. Ninguém sabe como vai ficar. Eu acho que os produtores de soja [brasileiros] vão continuar plantando soja. Mas temos que ter inteligência estratégica na produção”, afirmou a ministra.

“Temos que ter mercados abertos para produzir mais. O potencial de produção do Brasil é muito grande, mas temos que ter mercados abertos para receber essa produção”, enfatizou.

Segundo Tereza Cristina, a renda do produtor de soja caiu um pouco este ano.  Ela ressaltou, porém, que “o grande vilão”  da renda do produtor é a tabela de frete.

A ministra disse também não acreditar que as chuvas que atingiram a cidade de São Paulo nos últimos dias possam ter provocado reflexos na produção do estado. “Acho que não. A chuva tem prejudicado mais as cidades”.

Anufood

A Anufood Brazil é uma versão da Anuga, maior feira de alimentos do mundo.

O evento, que vai de hoje até quinta-feira (14) na São Paulo Expo, reúne mais de 150 expositores, que apresentam as novidades na área de alimentos, bebidas e equipamentos. Estão previstas também rodadas internacionais de negócios. A expectativa é reunir 30 compradores locais e de vários países.

Texto ampliado às 16h35

Edição: Nádia Franco

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!