“Criptomoedas estão balançando o sistema”, diz diretora do FMI – Portal do Bitcoin

A diretora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que as tecnologias financeiras das criptomoedas e blockchain estão balançando o sistema e precisam de regulamentação.

De acordo com a CNBC, em entrevista à rede na quarta-feira (10), Lagarde acredita que os novos modelos de negócios que estão aparecendo no sistema tradicional bancário são evidências de que o criptomercado está afetando o setor.

“Eu acho que o papel dos disruptores e qualquer coisa que esteja usando a tecnologia de contabilidade distribuída, quer você chame isso de criptomoeda, ativos, moedas, ou qualquer outra coisa que esteja claramente agitando o sistema”, disse ela.

Lagarde advertiu que tais mudanças no setor financeiro devem ser consideradas um alerta. Para isso, ela crê que as empresas de tecnologia que entram no espaço bancário “com força” devem estar sujeitas a regulamentação.

“Eles terão que ser responsáveis para que possam ser totalmente confiáveis. Não queremos inovações que abalariam tanto o sistema que perderíamos a estabilidade necessária”, disse a chefe do FMI.

FMI já sugeriu regulamentação

Em outubro do ano passado, o assunto sobre regular o criptomercado foi debatido no pela instituição que publicou um relatório.

O documento citou, então, o avanço da adoção das criptomoedas em diferentes setores do mercado financeiro e sugeriu a regulação das empresas que operam no espaço a fim de manter a estabilidade econômica.

Chefe do FMI é favorável ao setor

Em abril do ano passado, Lagarde escreveu um artigo no seu blog que conceituou positivamente o mercado de criptomoedas, destacando alguns de seus benefícios.

Um deles foi a execução de transações financeiras rápidas e fáceis. E se as moedas emitidas por entes privados seguem arriscadas e instáveis, pode surgir uma demanda que os bancos centrais forneçam formas de dinheiro digital.

Ela também falou sobre a tecnologia blockchain como um sistema de armazenamento seguro de registros e a proteção de direitos de propriedade.

“Poderia ajudar os mercados financeiros a funcionar com mais eficiência”, pontuou.

No entanto, em um outro artigo, Lagarde também apontou pontos negativos dos criptoativos, como o lado obscuro do mercado, inclusive seu uso para lavagem de dinheiro e terrorismo.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

O post “Criptomoedas estão balançando o sistema”, diz diretora do FMI apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!