Kim Jong Un é favorável a uma terceira cúpula com Trump – Isto É

O líder norte-coreano, Kim Jong Un (D), em 13 de abril de 2017 em Pyongyang – AFP/Arquivos

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que está disposto a se reunir com o presidente americano, Donald Trump, pela terceira vez, com a condição de que Washington chegue à mesa de negociações com “uma boa atitude”, informou neste sábado a agência oficial KCNA.

Kim também declarou que esperará até o fim do ano “para que os Estados Unidos tomem uma decisão corajosa” em relação a uma nova reunião.

A cúpula realizada no fim de fevereiro em Hanói tropeçou na questão da retirada das sanções que o hermético Estado asiático solicita.

Trump afirmou que Pyongyang havia exigido a retirada de todas as sanções das que é alvo por seus programas nuclear e balístico, enquanto a Coreia do Norte disse que só havia solicitado uma retirada “parcial” destas restrições.

“Estamos dispostos a fazer uma nova tentativa se os Estados Unidos propuserem uma terceira cúpula com uma boa atitude e condições mutuamente aceitáveis”, declarou Kim Jong Un durante um discurso pronunciado nesta sexta-feira em Pyongyang ante a Assembleia Suprema do Povo, o Parlamento norte-coreano, segundo a KCNA.

O dirigente norte-coreano acrescentou que sua relação pessoal com o presidente americano continua forte, e acrescentou que podem “escrever cartas” um para o outro quando quiserem.

“Esperaremos pacientemente até o fim do ano para que os Estados Unidos tomem uma decisão corajosa”, afirmou Kim.

A primeira cúpula entre o líder norte-coreano e o presidente americano, em junho de 2018 em Singapura, terminou com uma declaração comum que fazia referência à “desnuclearização completa da península coreana”, uma formulação vaga que permite às duas partes fazerem interpretações muito diferentes.

A segunda cúpula, em fevereiro em Hanói, terminou sem avanços concretos sobre esta questão.

Donald Trump aludiu na quinta-feira à possibilidade de uma terceira cúpula com Kim Jong Un. “Poderia ser realizada uma terceira cúpula”, declarou Trump ao receber no Salão Oval seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, um dos artífices do diálogo entre os dois países.


Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!