Café: Colheita Deve se Intensificar na Próxima Semana – Investing.com

As atividades de colheita dos cafés e arábica da temporada 2019/20 devem ganhar ritmo na semana que vem, conforme apontam agentes consultados pelo Cepea. A colheita já começou em Rondônia, Garça (SP), no Noroeste do Paraná e em algumas regiões da Zona da Mata (MG). Pesquisadores do Cepea apontam que, com a intensificação dos trabalhos, produtores devem seguir mais atentos ao clima, especialmente nas lavouras de arábica, onde chuvas foram registradas na semana passada. As precipitações atrapalham a colheita e podem levar à queda dos grãos, prejudicar a bebida e aumentar a possibilidade de fermentação, reduzindo a qualidade dos cafés e limitando ainda mais a rentabilidade de produtores. Porém, apesar dos possíveis efeitos negativos em 2019/20, as chuvas devem auxiliar na condição dos cafezais para a próxima temporada (2020/21).

ARROZ: COMPRADORES SEGUEM ATIVOS E CASCA SE VALORIZA NO RS

Com as intenções de compra mais evidentes que as de venda, os preços do seguem em alta no mercado gaúcho, conforme dados do Cepea. Indústrias do Rio Grande do Sul e de outros estados, como de GO, MG e SP, aumentaram as ofertas para conseguir repor parte dos seus estoques. Por outro lado, algumas estiveram mais cautelosas, devido à “queda de braço” com os setores atacadista e varejista dos grandes centros quanto aos valores a serem repassados do casca para o fardo. De 9 a 16 de abril, o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% de grãos inteiros, registrou alta de 3,73%, fechando a R$ 42,25/sc de 50 kg no dia 16. Em abril (até o dia 16), o Indicador acumula forte aumento de 6,71%.

MELANCIA: SAFRA 2018/19 SE APROXIMA DO FIM NA BAHIA

Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, o ritmo de colheita da melancia em Teixeira de Freitas (BA) tem se reduzido gradativamente nas últimas semanas, com a oferta já muito restrita na região, especialmente da melancia graúda (>12 kg). Com isso, as cotações da fruta seguem em alta: a média da melancia graúda foi de R$ 1,17/kg de 8 a 12 de abril, avanço de 57,2% frente à semana anterior. A expectativa de colaboradores do Hortifrtui/Cepea é de que a segunda etapa da safra 2018/19, iniciada em fevereiro, seja finalizada em abril. Porém, vale ressaltar que o trabalho na segunda quinzena do mês deve ser restrito a apenas algumas lavouras. Assim, a oferta deve seguir baixa no restante de abril, com a comercialização concentrada nos mercados regionais e preços mais elevados.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!