Notre-Dame está ‘quase a salvo’, segundo ministro francês da Cultura – Isto É

Catedral de Notre-Dame de Paris em 19 de abril de 2019 – AFP

A catedral Notre-Dame de Paris está “quase a salvo”, apesar de alguns “pontos sensíveis” na abóboda, informou neste sábado à noite o ministro da Cultura francês, Franck Riester, durante um concerto em homenagem ao monumento, cinco dias depois do incêndio.

“Notre-Dame está hoje quase a salvo porque todos os pontos sensíveis que restavam – o frontão norte, o frontão oeste, entre as duas torres da fachada, a torre do sino sul -, todos estes pontos foram estabilizados”, explicou Riester.

“Resta a abóboda. Há ainda alguns pontos sensíveis e equipes do ministério da Cultura estão trabalhando para remover os detritos”, disse ele.

“A partir daí, poderemos dizer que Notre-Dame de Paris está segura”, acrescentou no Hotel des Invalides, no centro de Paris, que sediou um grande concerto durante o qual dezenas de artistas subiram ao palco.

“Há 300.000 pessoas que espontaneamente fizeram doações, mesmo que modestas, de um euro, dois euros cinco euros: total de quase 20 milhões de pessoas que fizeram doações bastante modestas”, comemorou o apresentador de rádio e televisão Stéphane Bern, citando números da Fundação Heritage.

“Notre-Dame é um santuário religioso, mas também nos comove pois é uma obra-prima da arquitetura gótica, uma joia do nosso patrimônio, é um livro de nossa história”, acrescentou.

Dezenas de artistas se apresentaram durante a noite, como Mireille Mathieu, os jovens cantores da Croix de Bois, o violoncelista Gauthier Capuçon e o pianista chinês Lang Lang.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!