Carrefour quer rastrear 20% dos seus produtos com blockchain até 2020 – Portal do Bitcoin

A gigante varejista Carrefour quer rastrear 20% de seus produtos por meio da tecnologia blockchain até 2020, segundo o The Next Web.

De acordo com a reportagem, a empresa já implantou a tecnologia Blockchain no sistema de vários produtos desde o ano passado, quando se juntou à plataforma IBM Food Trust.

O IBM Food Trust é uma solução executada na nuvem da IBM. A base da tecnologia depende do Hyperledger Fabric, uma estrutura blockchain de código aberto hospedada pela Linux Foundation.

Com o novo sistema, os consumidores podem receber informações confiáveis ​​e imutáveis da cadeia de suprimentos e de como é produzido o produto apenas digitalizando o código QR na embalagem com um smartphone conectado à internet.

Os dados incluem a data e local de produção, com é feito o controle de qualidade, validade do produto e até mesmo a localização das fazendas ou qualquer lugar onde parte ou todo o processo tenha sido conduzido.

Segundo o site, o Carrefour já rastreia 20 dos 300 produtos com sua própria marca e esse número deve duplicar em alguns meses.

Clientes já testaram blockchain

Emmanuel Delerm, diretor do programa blockchain do Carrefour, disse que a experiência com o sistema deixou clientes de boca aberta em uma das unidades da empresa na China.

Ele contou que os clientes escanearam o QR Code de dois ou três pomelos (fruta parecida com a laranja), para verificar de onde a fruta teria vindo.

“Quando testamos esse recurso na China conseguimos números incríveis”, revelou.

No entanto, Delerm fez questão de frisar que culturas diferentes tendem a resultados diferentes.

Para esclarecer, ele disse que enquanto na China os clientes consultaram mais de uma fruta, pessoas em países como a Bélgica e Espanha escanearam apenas uma. Mas, segundo ele, isso é devido à cultura chinesa, que são mais propensos a experimentar novas tecnologias.

Embora o Carrefour tenha parceria com a iniciativa Food Trust da IBM para seus pilotos, o executivo revelou que a companhia também está  desenvolvendo sua própria blockchain e que deve ser no modelo permissionada.

Disse, ainda, que “a quantidade de produtos que acompanhamos com blockchain provavelmente aumentará à medida em que a tecnologia continuar avançando”.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

O post Carrefour quer rastrear 20% dos seus produtos com blockchain até 2020 apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!