Promessas de investimento com retorno garantido com Bitcoin são fraudes, diz governo dos EUA – Portal do Bitcoin

A Securities and Exchange Commission (SEC) e a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) dos Estados Unidos emitiram alerta conjunto para investidores contra sites fraudulentos que pretendem operar empresas de consultoria e comércio.

O alerta, emitido pelo Escritório de Educação e Advocacia da SEC e pelo Escritório de Educação e Divulgação da CFTC, foi publicado em 24 de abril.

O alerta diz que a equipe de ambas as agências recentemente observaram esquemas de investimento relacionados a criptos em que atores maliciosos estariam divulgando negócios de assessoria e comércio de ativos digitais ou criptomoedas.

Em alguns casos alegando que podem investir fundos de clientes em sistemas especiais de comércio cripto ou em supostas fazendas de mineração.

Os fraudadores geralmente dizem que seus esquemas podem garantir retorno lucrativo — por exemplo de 20-50% — e envolvem pouco ou nenhum risco para os clientes.

Em uma tentativa de proteger os investidores, as duas agências resumiram seis sinais de alerta que costumam caracterizar operações fraudulentas, e conclamaram os investidores a examinar minuciosamente as ofertas de investimento relacionadas a criptografia.

Embora a garantia de retorno e investimento livre de riscos representem algumas dessas características suspeitas, o texto observa que os golpes também podem usar jargões complexos e linguagem confusa ou opaca para desorientar os investidores e ocultar inconsistências.

Além disso, as agências pedem aos investidores que consultem a licença de operações dos esquemas e o status de registro no site Investor.gov, alertando contra a participação em esquemas de investimentos que não têm registro ou licença.

Outro sinal de aviso é se o esquema for divulgado por meio de um discurso de vendas não solicitado de um vendedor desconhecido, com as agências alertando que os fraudadores costumam usar nomes falsos e fotos enganosas, e podem fornecer números de contato dos EUA, apesar de operar no exterior.

Finalment, o alerta nota que a aparência de “muito bom pra ser verdade” e “pressão pra comprar AGORA” podem ser sinais de um esquema de investimento duvidoso.

Como publicado hoje mais cedo, o alerta conjunto das agências vêm depois do indiciamento com 13 acusações de dois homens que estariam operando um esquema investimento em Bitcoin (BTC) prometendo não correrem riscos e ter um retorno alto como 50%.

Na primeira metade de 2018, a SEC criou um site de oferta de moeda inicial falsa usando essas características destes avisos como parte de seus esforços de conscientização do investidor. Aqueles que tentaram comprar os tokens substitutos foram redirecionados para uma página de orientação educacional no próprio site da SEC.

*Conteúdo disponibilizado por parceria entre Portal do Bitcoin e Cointelegraph


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse:https://coinext.com.br

O post Promessas de investimento com retorno garantido com Bitcoin são fraudes, diz governo dos EUA apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!