Bolsonaro e Paulo Guedes assinam MP da Liberdade Econômica – Portal do Bitcoin

O ministro da Economia Paulo Guedes e o da Justiça Sérgio Moro assinaram a Medida Provisória (MP) que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro no início do mês.

Segundo a Folha, o ato pode facilitar a entrada de pequenas e médias empresas na Bolsa de Valores, bem como incentivar a entrada de capital estrangeiro no País, destravando a economia. A MP está nas mãos do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Mas não é só isso, a MP vai livrar empresas de várias burocracias, que vão desde alvarás de funcionamento até mesmo a validação de um documento digital como se fosse impresso. Ou seja, haverá diversas ações de desburocratização e simplificação.

Isso porque há tantas regulações, que antes de iniciar uma atividade, quase sempre o futuro empreendedor precisa ir atrás inúmeras autorizações e licenças do poder público.

A MP vem para abrandar a situação. Ela terá como objetivo central “empoderar o particular e expandir sua proteção contra a intervenção estatal”, conforme publicou o site que obteve acesso à minuta.

No caso de isenção de alvarás, a regra será aplicada em caráter vinculante, pois visa coibir casos de corrupção decorrentes de arbitrariedades de agentes do governo que distorcem as normas a fim de vantagens pessoais.

Outro ponto é que o Estado poderá se concentrar mais na fiscalização de empresas de alto risco, isentando, por exemplo, padarias, tabacarias e pequenas lojas de departamentos.

Entrada de capital estrangeiro

Muitas empresas brasileiras deixam o Brasil à procura de apoio financeiro a seus projetos. Com as novas regras, o Ministério da Economia espera reduzir esse fluxo e também aumentar a arrecadação.

Segundo a Folha de Pernambuco, a minuta menciona 10 pilares que contém várias medidas cada uma. Todas visam limitar o poder regulatório do Estado sobre a livre iniciativa.

O documento diz que o Estado vai definir as empresas de acordo com sua natureza e risco. O destaque fica para a seguinte frase: Não pode tratar de maneira semelhante uma banca de fotocópias e uma boate sujeita a incêndios.

Fora isso, a MP vai permitir ao empreendedor exercer sua atividade econômica em qualquer horário, respeitando, porém, os direitos trabalhistas e as leis locais de boa vizinhança.

Autoridades anunciaram mudanças

Algumas autoridades do governo já havia indicado tais mudanças para aceleração da economia.

Durante a posse como presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no dia 07 de janeiro, Joaquim Levy, disse que a instituição precisava se transformar para atender às novas expectativas da sociedade, promovendo mais liberdade a empresas.

Na ocasião, Levy afirmou que o governo teria que promover uma maior abertura para o setor privado e para o mercado de capital, com uma nova forma de trabalhar em parceria.

“Temos que combater o patrimonialismo e as distorções já verificadas, pois elas são travas para o crescimento do país e para a equidade”, explicou.

Criptomercado x Bolsa de Valores

No mês passado, durante o primeiro discurso como presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto também havia adiantado ações para desburocratizar setores.

De olho no grande número de investidores brasileiros em bitcoin, o governo já pretendia diminuir a complexidade tributária para que mais cidadãos investissem em ações na bolsa.

Para isso, a equipe econômica estudava um mecanismo para facilitar o acesso de pessoas físicas ao mercado, visando a redução do custo burocrático e a simplificação de regras tributárias e de acesso a mercados.

Segundo Campos Neto, naquela ocasião, tais medidas já estavam em discussão entre o Banco Central, o Ministério da Economia e a Comissão de Valores Mobiliários para formarem um conjunto de medidas.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

O post Bolsonaro e Paulo Guedes assinam MP da Liberdade Econômica apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!