Cápsula da SpaceX ficou totalmente destruída, confirmó senador dos EUA – Isto É

A cápsula Crew Dragon em 1 de março de 2019 no Centro Espacial Kennedy na Flórida

A cápsula Crew Dragon da SpaceX explodiu en 20 de abril durante um teste em terra no Centro Espacial Kennedy, disse nesta quarta-feira um senador americano, questionado sobre o que a Nasa chamou de uma “anomalia”.

“A anomalia mais recente da SpaceX provocou a perda total da cápsula”, afirmou durante uma audiência o senador Richard Shelby, presidente de uma comissão do Senado que administra o orçamento da Nasa.

O senador perguntou ao diretor da Nasa, Jim Bridenstine, se “como é tradição quando se perdem os veículos, a Nasa realizaria sua própria investigação independente”. O diretor da Nasa respondeu que a agência espacial investigaria junto com a SpaceX.

“Então não é uma investigação rigorosamente independente?” questionou o senador.

“Isto não é rigorosamente uma investigação independente”, admitiu Bridenstine.

O acidente de 20 de abril representa um problema maior do que a agência espacial tinha reconhecido até agora. Nem a SpaceX nem a Nasa admitiram oficialmente que houve uma explosão, sob pretextos de quye a investigação está em curso.

Mas uma nuvem de fumaça foi fotografada no local, enquanto um vídeo interno da explosão vazou anonimamente no Twitter, cuja autenticidade foi indiretamente confirmada pela Nasa.

Espera-se que a cápsula da Crew Dragon se torne um dos dois táxis da Nasa para a Estação Espacial Internacional até o fim do ano. O primeiro voo tripulado, com dois astronautas, estava previsto para antes do fim do ano – mas agora foi posto em xeque.

O modelo que explodiu em 20 de abril, durante o teste de suas hélices, seria lançado por um foguete nos próximos meses durante um teste de sistema de emergência em grande escala, que permitirá retornar à Terra se o foguete em algum momento tiver um problema.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!