Unidade da Minerva no PA é interditada por despejo irregular de rejeitos animais – Isto É

A unidade de Abaetetuba (PA) da Minerva Foods foi interditada neste sábado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Estado. O órgão informou que a medida deve-se ao descumprimento de condicionante de licença ambiental e ao exercício de atividade em desacordo com a licença de operação.

Segundo a Semas, a empresa construiu e utilizou, sem autorização, uma vala para escoar os dejetos dos animais no Rio Curuperê. “O material sem tratamento chegou a um igarapé”, de acordo com o governo paraense.

Além da interdição, a Secretaria expediu dois autos de infração contra a empresa. “A Semas agora aguarda o resultado da análise da água para a confirmação técnica de poluição. Caso seja confirmada, a empresa pode receber uma terceira multa ambiental”, informou a Secretaria, em nota. A companhia tem prazo legal de 15 dias para se manifestar. O valor máximo previsto em legislação, para cada multa, é de aproximadamente R$5 milhões.

Anteriormente, ainda na sexta-feira, dia 3, a 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas do Pará havia determinado a suspensão parcial das atividades da empresa e a proibição de recebimento de gado na unidade. “Será permitido somente o ingresso dos animais que já estejam às proximidades da empresa, até a data da intimação, a fim de evitar danos ao seu estado de saúde e eventuais consequências negativas de ordem sanitária”, aponta a decisão.

O juiz Raimundo Rodrigues Santana afirmou que recebeu denúncias de contaminação com fezes e urina animal no Rio Curuperê. A denúncia foi feita por moradores locais. Em caso de descumprimento, a empresa será multada em R$ 30 mil por dia.

Em nota, a Minerva Foods S/A informou que não comenta casos jurídicos em andamento, mas reitera que adota as melhores práticas na condução de suas atividades e atua em colaboração permanente com os órgãos de controle ambiental e social.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!