Documento vazado de regulador dos EUA quer regras em transações com criptomoedas – Portal do Bitcoin

A FinCen (Financial Crimes Enforcement Network), agência do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos que visa combater o crime financeiro emitiu no último dia 09 um documento que trata da aplicação de regulamentos dessa agência aos negócios envolvendo moedas virtuais conversíveis em fiat e nisso se inclui o Bitcoin.

O documento de 30 páginas é uma espécie de comunicado as empresas de serviços financeiros que transacionam qualquer tipo de moeda virtual que possa ser convertida em moeda fiduciária. A questão é que a Agência considera como “Moeda Virtual Conversível” as criptomoedas.

A Fincen deixa claro que essas empresas estão sujeitas à Lei de Segredos do Banco bem como as regras da própria agência, apesar de as moedas virtuais não estarem expressas nessa Lei.

“O rótulo aplicado a qualquer tipo particular de CVC como ‘moeda digital’, ‘criptomoeda’, ‘criptografia’, ‘ativo digital’ etc. não está livre de seu tratamento regulatório no âmbito da Lei de Segredos de Banco”, diz o documento.

A FinCen visa tratar as transações com moedas virtuais igualmente as de transmissão de dinheiro fiat e independente se elas são “representadas por um dispositivo físico ou token digital, se o tipo de razão usado para registrar as transações é centralizado ou distribuído, ou o tipo de tecnologia utilizada para a transmissão de valor”.

Regulando criptomoedas

A agência afirma que não tem intenção de estabelecer novas expectativas ou requisitos regulamentares. “Pelo contrário, consolida os regulamentos atuais do FinCEN, e as decisões administrativas relacionadas e orientações emitidas desde 2011”.

Mas o fato é que em 2011 não havia a realidade que hoje existe e a Agência pensando nisso se explica da seguinte maneira:

“Nas interpretações regulatórias, a transmissão de dinheiro poderia envolver (a) a movimentação de moeda de curso legal para ou de contas originalmente constituídas para comprar ou vender mercadorias (ou valores mobiliários ou futuros); ou (b) a emissão e subsequente aceitação e transmissão de um token digital que evidenciou a propriedade de um certo quantidade de um contrato de commodity, de segurança ou de futuros.”

Sob essa linha de pensamento, a Agência visa impor as mesmas regras atreladas a qualquer pessoa do Serviço Financeiro àqueles que fazem transação em aplicação descentralizada da Blockchain e ainda em Vending Machines de moedas virtuais conversíveis.

De acordo com o documento, a agência vinculada ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos busca estabelecer que essas pessoas que transacionam criptomoedas estejam registradas junto aos órgãos reguladores.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

O post Documento vazado de regulador dos EUA quer regras em transações com criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!