Banco Central da China cogita criar criptomoeda para concorrer com a do Facebook – Portal do Bitcoin

Com a criptomoeda Libra do Facebook potencialmente representando uma ameaça ao dinheiro tradicional, o Banco Central da China poderia acelerar o desenvolvimento de seu próprio dinheiro digital, de acordo com um funcionário do Banco Popular da China (PBoC).

Falando em um evento no Instituto de Finanças Digitais da Universidade de Pequim nesta segunda-feira, Wang Xin, chefe do departamento de pesquisa do PBoC, disse que se a Libra se tornar amplamente usada para pagamentos internacionais e efetivamente agir como dinheiro “teria grande influência sobre a política monetária, a estabilidade financeira e o sistema monetário internacional”

Conforme relatado pelo South China Morning Post, esse risco significa que o PBoC está olhando para a situação com atenção, e pode acelerar o desenvolvimento de sua própria moeda digital, que está em andamento há alguns anos.

“Começamos cedo … mas muito trabalho é necessário para consolidar nossa liderança”, disse Wang.

O projeto Libra, do Facebook, foi revelado em meados de junho para ser uma stablecoin ligada a uma cesta de moedas fiduciárias e títulos de governos.

Wang indicou que a China precisava saber com precisão quais moedas seriam essas e se o dólar americano teria um papel importante, de acordo com o Post.

Se a Libra estiver “intimamente associada” ao dólar, isso poderia significar que as moedas fiduciárias nacionais funcionariam ao lado de “moedas digitais centradas no dólar americano”, segundo Wang.

Ele avisou que a China não iria ficar esperando, dizendo:

“Mas haveria basicamente um chefe, o dólar americano e os Estados Unidos. Se assim for, traria uma série de conseqüências políticas econômicas, financeiras e até internacionais ”.

Wang confimou que o PBoC estava trabalhando com instituições de mercado no desenvolvimento de sua moeda digital do banco central. No entanto, ainda não há indicação de quão perto está da conclusão.


Compre Bitcoin na Coinext

 Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

O post Banco Central da China cogita criar criptomoeda para concorrer com a do Facebook apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!