Como evitar custos desnecessários no trade de Bitcoin e criptomoedas – Portal do Bitcoin

Pagando muito nas taxas de trade

Um dos maiores problemas em negociar criptomoedas é pagar muitas taxas e corretagem. A maioria das exchanges brasileiras cobra entre 0,40% e 0,70% por ordem executada.

Muitos traders acabam perdendo dinheiro ao acreditar que estão economizando nas exchanges que cobram 0,25% ou menos. Deve-se levar em conta o spread — diferença entre compra e venda — idealmente para uma ordem de R$ 1.000.

Como calcular essa taxa líquida

Existem ferramentas grátis como o Biscoint e BitRagem, que ajudam a visualizar a diferença entre as exchanges.

Economizar 0,30% na taxa de corretagem pode acabar saindo mais caro, caso o preço de sua exchange seja pior que as demais.

Este ranking varia conforme a oferta e demanda ao longo do tempo. Portanto deve-se verificar isto constantemente.

Exemplo de uma cotação de venda no Biscoint

Day trade no Brasil

Se você pretende fazer poucos trades, não há necessidade de enviar os BTCs para exchanges gringas.

Se o objetivo é fazer trades de curto prazo, em sete dias por exemplo, é recomendável optar pela Binance ou Liquid com taxas de 0,10%, além de uma liquidez muito boa.

Vale lembrar que na Binance não há depósitos ou saques em reais ou dólares. Portanto, deve-se utilizar alguma stablecoin, como TrueUSD ou PAX. Evite a Tether, pois não há nenhum tipo de auditoria.

Simplifique sua análise

Outro erro clássico é tentar utilizar diversas estratégias simultâneas: média móvel, bandas de bollinger, índice de força relativa, etc.

Tampouco é recomendado seguir vários “influenciadores digitais”, sejam eles no Telegram, Twitter ou apps. Quanto mais simples for sua estratégia, mais fácil será de encontrar padrões que funcionam e, assim, obter sucesso contínuo nos trades.

Alavancagem

É tentador operar em exchanges como Bitmex e Deribit, pois além de cobrarem uma taxa menor por operação permitem alavancagem.

Basicamente tais instrumentos permitem você aportar 0,05 BTCs para fazer um trade de 1,00 BTC — no caso uma alavancagem de 20x.

O problema disso é que você será liquidado, perdendo tudo, caso a moeda mova-se 5% contra seu preço inicial. Não recomendo esta estratégia para nenhum trader.

Opere tendências, não busque reversões

A maneira mais fácil de perder dinheiro em trades de curto prazo é tentar adivinhar topos e fundos. Resumindo: operar contra a tendência, apostando numa reversão.

Não tenha medo de vender na mínima ou comprar na máxima. Se você olhar num horizonte mais amplo (períodos de 4h ou 1 dia) notará que provavelmente este preço já foi superado (ou rompido) anteriormente.
Outra dica bacana é sempre utilizar stop loss.

Sobre o autor

Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017 faz arbitragem e trading de criptos, além de ser cofundador do site de análise de criptos RadarBTC.

Clique aqui e acompanhe a cotação de mais de mil criptomoedas

O post Como evitar custos desnecessários no trade de Bitcoin e criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!