Cemig marca novo leilão para contratar energia de usinas eólicas e solares – Exame

São Paulo — A elétrica estatal mineira Cemig realizará em 13 de setembro um novo leilão para contratar a energia de parques eólicos e usinas solares, segundo edital publicado pela companhia nesta segunda-feira.

O certame oferecerá aos vencedores um contrato para a venda da energia dos projetos no mercado livre de eletricidade, junto à unidade de comercialização de energia da Cemig, de acordo com o documento.

A iniciativa segue os moldes de outras duas licitações semelhantes realizadas pela Cemig ao longo de 2018. Na primeira, em junho passado, a companhia contratou a produção futura de projetos renováveis que deverão somar 1,24 gigawatt em capacidade. Na segunda, em outubro, foi comprada a geração de usinas que totalizarão 388 megawatts.

A Cemig pretende comprar até 100% da produção dos empreendimentos cadastrados, em contratos de 19 anos, com entrega a partir de 2023 e preços corrigidos anualmente pelo índice de inflação IPCA.

A elétrica mineira promete ainda “garantia de compra da energia de eventuais antecipações” dos empreendimentos.

Os dois primeiros pregões da companhia envolviam contratos de 20 anos com fornecimento a partir de 2022.

Nas rodadas anteriores, a Cemig disse que o objetivo era aumentar sua oferta de energia para atender clientes de sua comercializadora no mercado livre, onde grandes consumidores como indústrias podem negociar seu suprimento diretamente com geradores e “tradings” de eletricidade.

Os geradores interessados em participar da licitação da Cemig deverão enviar termos de adesão à companhia até 30 de agosto, de acordo com o edital.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!