Suíça é o país mais inovador do mundo, segundo ranking – Exame

Os responsáveis pelo ranking afirmam que, apesar da desaceleração, os gastos no mundo com inovação ainda estão crescendo e parecem resilientes

Por AFP

access_time 24 jul 2019, 18h19

A Suíça foi considerada o país mais inovador do mundo pelo segundo ano consecutivo, enquanto a Índia fez os maiores avanços entre as principais economias, mostrou um indicador global nesta quarta-feira.

A pesquisa anual Global Innovation Index – compilada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Universidade de Cornell e INSEAD – classifica 129 economias mundiais em 80 parâmetros incluindo pesquisa, tecnologia e criatividade.

A Suíça foi seguida de perto pela Suécia e Estados Unidos, com Israel completando o top 10.

A Índia, onde foi feito o anúncio, ficou no 52º lugar, mas subiu nos rankings dos últimos anos, afirmou o diretor-geral assistente da OMPI, Naresh Prasad.

O relatório foi feito no momento em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou a previsão de crescimento global e alertou para um 2020 “precário” em meio a tensões comerciais, incerteza contínua e perspectivas crescentes para um Brexit sem acordo.

Os autores do relatório afirmam que gastos com inovação ainda estão crescendo e parecem resilientes, apesar da desaceleração.

No entanto, eles também alertaram para sinais de declínio do apoio público à pesquisa e desenvolvimento em economias ricas, geralmente responsáveis por impulsionar a inovação.

“Em particular, o protecionismo que afeta os setores intensivos em tecnologia e fluxos de conhecimento traz riscos às redes globais de inovação e à difusão da inovação”, disse o relatório.

“Se não forem contidos, esses novos obstáculos ao comércio internacional, ao investimento e à mobilidade da força de trabalho levarão a uma desaceleração do crescimento da produtividade e da difusão da inovação em todo o mundo”.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!