BCE abre portas para corte futuro de juros e mais compras de ativos – Exame

Frankfurt — O Banco Central Europeu (BCE) abriu as portas para cortes de juros e a retomada das compras de títulos nesta quinta-feira, buscando aumentar a confiança em um bloco que tem enfrentado dificuldades com a recessão da indústria e que pode prejudicar anos de estímulo.

O BCE, que manteve os juros inalterados por enquanto, afirmou que vê as taxas nos níveis atuais ou mais baixos durante o primeiro semestre de 2020, desistindo da promessa anterior de manter os juros inalterados até meados de 2020. O banco também pediu à sua equipe que avalie várias outras opções de afrouxamento da política monetária.

Com a inflação bem abaixo da sua meta, a produção industrial alemã em queda e o Federal Reserve já em modo de afrouxamento, era apenas uma questão de tempo para que o BCE puxasse o gatilho. A maior incerteza era a sequência do afrouxamento.

O BCE disse que as opções de afrouxamento incluem reformulação de sua orientação futura dos juros, taxa de depósito escalonada e novas compras de ativos. Em seu comunicado, o banco também omitiu sua referência padrão de objetivo de inflação “abaixo mas próximo de 2%” no médio prazo.

Também enfatizou que considera sua meta de inflação simétrica, indicando que está disposto a deixar o aumento dos preços superar o objetivo no futuro após longo período aquém dele.

“Se a perspectiva de inflação de médio prazo continuar a ficar aquém de seu objetivo, o Conselho está determinado a agir, em linha com seu compromisso de simetria para a meta de inflação”, disse o BCE.

“Portanto permanece pronto para ajustar todos os seus instrumentos, conforme apropriado, para garantir que a inflação vá para sua meta de maneira sustentada.”

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!