Utopia apresenta um ecossistema peer-to-peer descentralizado com criptomoeda para Windows e Mac OS  – Portal do Bitcoin

Considerando que 1984 é um dos meus livros favoritos de todos os tempos, eu fiquei bastante feliz quando conheci o projeto “Utopia”, e isso inclui o software em si e a comunidade ao redor disso, pessoas, missão e etc. Para começar, a premissa básica ou “O que é” Utopia já foi o bastante para me ganhar, mas algumas de suas características me fizeram querer participar da comunidade e contribuir. Utopia é simplesmente uma rede, ou como os desenvolvedores gostam de chamar, um ecossistema inteiro, feito unicamente com a arquitetura de rede peer-to-peer ou P2P.

Então, porque isso me ganhou? Bom, essencialmente porque eu estou ciente que a privacidade é um bem que deve ser protegido. Utopia é descentralizado, isto é, não tem um servidor central, ou nenhum ponto que sozinho consiga atrapalhar o resto da rede ou armazenar informações dos outros usuários. Cada ponto da rede pode transmitir, mas só o receptor pode decifrar a mensagem enviada.

Não só troca de mensagens simples, Utopia permite aos usuários o envio de mensagens de texto ou voz e envio de uMail, um tipo de email para os usuários do software, troca de arquivos e até transações financeiras.

As transações são feitas com Crypton, a criptomoeda para os usuários do software. O benefício aqui é que quem usa Utopia estará ganhando a criptomoeda através do processo de mineração que não deixa o computador lento.

O mensageiro instantâneo revolucionário é o que realmente pode preservar o anonimato e a liberdade de expressão. Este avanço é crucial em períodos obscuros em que governos já foram flagrados mantendo vigilância não autorizada em pessoas.

A privacidade de navegação é garantida pelo navegador Idyll, um navegador embutido que é uma excelente alternativa para navegadores como o Tor.

Eu tenho uma crença pessoal que a censura feita por governos só irá aumentar com o passar do tempo, mesmo em países considerados livres como os Estados Unidos, ter acesso a algo realmente privado que não pode ser banido pela censura é essencial para mim.

O fato de ser decentralizado também é algo que tem um apelo para mim. Já ouvi histórias de plataformas de download sumindo da internet porque o servidor foi confiscado por “autoridades”. Em uma rede completamente P2P, eles simplesmente não podem tirar um servidor da tomada e encerrar todo o processo.

Melhor ainda, saber que nenhuma informação ou arquivo meu vai ficar armazenado nas mãos de terceiros é no mínimo um alívio.

No final de contas, tudo isso só é possível porque há um time de especialistas por trás disso. Utopia vem sendo desenvolvida desde 2013 e agora em 2019 parece estar pronto, o verdadeiramente único e primeiro ecossistema decentralizado do mundo. A utopia fez uma verdadeira revolução na indústria de blockchain e isso é um fato real, porque ninguém poderia criar nada semelhante a Utopia.

O post Utopia apresenta um ecossistema peer-to-peer descentralizado com criptomoeda para Windows e Mac OS  apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!