Itau, Petrobras e Vale – O que esperar para o início da próxima Semana – Investing.com

Por que não uma visão geral do , às vezes ajuda…

O Índice permanece no campo positivo no mês em curso 1,83%. Porém, nas últimas três Semanas o Índice vem apresentando resultados negativos, conforme abaixo:

08 jul: – 0,18%
15 jul: – 0,44%
22 jul: – 0,61%

No penúltimo Pregão da Semana, quinta-feira, o Índice fechou negativo em -1,41%. Esse fechamento, com toda certeza, deixou os Investidores em alerta para sexta-feira.

Alerta justificável, pois até o final da manhã de sexta-feira o Índice permaneceu no campo negativo. No período da tarde houve uma tentativa de subida do Índice, porém tímida. Essa timidez gerou um fechamento positivo da ordem de 0,16%. Esse fechamento, muito próximo da abertura do dia, sinaliza uma indecisão dos Investidores. Abertura: 102.653 / Fechamento: 102.818.

Essa indecisão, interrompeu a continuidade da queda mais forte ocorrida na última quinta-feira, mas não quer dizer que ela não deverá continuar. Reforço que o mercado, para o início da semana, se encontra em um momento de indecisão, então cautela.

ITUB4 (SA:) – Gráfico Diário

Um dos Ativos que contribuiu para o fechamento negativo do IBOVESPA na última quinta-feira. Itau, na última quinta-feira fechou com uma queda da ordem de – 3,08%. Podemos perceber no gráfico que nessa quinta-feira o Ativo perdeu seu Canal de Alta. O Ativo na sexta-feira realizou um pull back, porém ainda não conseguiu retornar ao interior do canal de alta. Apesar do bom volume de negócios apresentado nesse dia a Média Móvel (MM) de 8 dias, atualmente na região de 36,87 exerceu o seu papel de Resistência ao movimento de subida.

Sendo esse um dos últimos obstáculos a subida do Preço (MM), pode ser que na Semana o Ativo obtenha êxito no retorno ao seu canal de alta original. Caso isso ocorra, seu primeiro alvo será a região de 37,75.

Porém, caso o preço não consiga reunir forças para uma subida mais forte e ocorra queda seu primeiro alvo estará nas regiões entre 35,98 e 35,63.

PETR4 – Gráfico Diário

Ativo também contribuiu para o fechamento negativo do IBOVESPA na última quinta-feira. Petrobras (SA:) na última quinta-feira fechou com uma queda da ordem de -1,68%. Essa queda continuou no último pregão da semana (sexta-feira), queda essa ignorada pelo IBOVESPA. Fechamento Petrobras na última sexta-feira: – 2,79%.

Essas quedas, quinta e sexta-feira, vem se comportando dentro do esperado. A perda do fundo de 26,65 nos levava a acreditar na busca da região da MM de 200 dias, atualmente na região de 26,17. O que aconteceu… O fechamento do Ativo ocorreu na região de 26,14. Essa queda poderá continuar? Sim, mas…

Precisamos estar alertas a dois fatores que podem retardar ou até mesmo impedir a queda de forma mais intensa:

  • – estamos diante de uma região de suporte, a MM de 200 dias. A MM conseguiu segurar o Preço na última sexta-feira;
  • – o volume atípico em relação aos pregões anteriores, isso pode ser um sinal de exaustão dos vendedores.

Então, atenção. Podemos iniciar a semana com alguma lateralização ou repique para esse Ativo. Caso haja repique seu primeiro alvo será a região da MM de 8 dias, atualmente na região de 27,25.

Porém, caso haja a continuidade da queda seu primeiro alvo será a região do fundo de 25,42.

VALE3 (SA:) – Gráfico Diário

Ativo também contribuiu para o fechamento negativo do IBOVESPA na última quinta-feira, porém de forma menos intensa. Vale fechou com uma queda da ordem de – 0,32%. Vale, acompanhando Petrobras também fechou no campo negativo na última sexta-feira – 0,51%. Essa queda também foi ignorada pelo IBOVESPA.

O Ativo com um fechamento (50,23) muito próximo da mínima (50,18) da sexta-feira combinado com um volume de negócios alinhado ao volume do pregão do dia anterior sugere uma continuidade da queda que terá como primeiro alvo a região do fundo de 49,76.

Caso haja repique, seu primeiro alvo será a região da MM de 200 dias, atualmente na região de 51,24.

Lembro que não devemos descartar a hipótese de lateralização do Ativo, isso porque as máximas e as mínimas de quinta e sexta-feira criaram uma possível região de lateralização que não deverá ser descartada nessa semana.

Calendário Econômico – Eventos mais importantes EUA

Finalizando, uma Boa Semana a Todos e sugiro a utilização de limite de perdas em todas as operações.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!