Dólar sobe acima de 7 contra iuan com intensificação de disputa comercial Por Reuters – Investing.com


Por Karen Brettell

NOVA YORK (Reuters) – A China deixou o iuan enfraquecer para além da marca de 7 por dólar nesta segunda-feira, mínima em 11 anos, conforme a intensificação da guerra comercial entre o país asiático e os Estados Unidos abalava os mercados cambiais.

Com preocupações sobre o impacto do conflito no crescimento global, investidores abriam mão de suas posições em moedas asiáticas orientadas para exportação e corriam para ativos considerados seguros, como o iene, que subia para uma máxima de sete meses.

As autoridades chinesas –que, para o mercado, defenderiam o nível psicologicamente importante de 7 iuanes por dólar– permitiram que a moeda rompesse o piso para seu nível mais baixo no mercado “onshore” desde a crise financeira global de 2008.

“Tivemos uma reação bastante significativa, em que 7 em particular era um nível ao qual o mercado era muito sensível no câmbio dólar/iuan. Agora que rompemos isto, o apetite por risco foi abalado”, disse Brian Daingerfield, chefe de estratégia cambial do G10 para Américas do NatWest Markets.

“Eu acho que há uma percepção de que o presidente Trump pode tentar e escalar em termos de uma reação, se ele achar que isso foi uma medida deliberada dos chineses para tentar enfraquecer sua moeda artificialmente”, disse Daingerfield.

A queda aconteceu depois de Pequim prometer na sexta-feira retaliar a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 10% sobre 300 bilhões de dólares em importações chinesas, encerrando uma trégua comercial de um mês.

Nesta segunda-feira, Trump chamou o movimento da moeda chinesa de “uma grande violação” e “manipulação cambial.”

A escalada da disputa comercial levou investidores a ficarem atentos para quaisquer esforços dos EUA para enfraquecer o dólar, embora uma intervenção direta ainda seja vista como improvável.

O iene japonês, que investidores compram em tempos de aversão ao risco, subiu ao maior nível desde uma derrocada em janeiro. O iene subia 0,44%, a 106,11. O franco suíço, outro ativo de segurança, subia 0,92%, a 0,9729 franco por dólar.

(Reportagem adicional de Tommy Wilkes)

Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!