Deputado chama Mercado Bitcoin, Bacen e Coaf para audiência sobre criptomoedas – Portal do Bitcoin

O deputado federal Luis Miranda (DEM/DF) solicitou na terça-feira (06) uma audiência pública para tratar do projeto de lei que visa regular as criptomoedas como arranjo de pagamento a ser fiscalizado pelo Banco Central. O evento contará com representantes da FlowBTC e do Mercado Bitcoin.

De acordo com o requerimento n. 1/2019, deverão participar dessa discussão que envolve a possível regulação de criptomoedas representantes de órgãos como o Banco Central, Receita Federal e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Miranda solicitou à Comissão especial da Câmara do Deputados instituída para cuidar dessa proposta legislativa que fossem ouvidos Marcelo Freitas Miranda, representante da FlowBTC, e Gustavo Chamati, representante do Mercado Bitcoin.

O convite aos dois atores do mercado de criptomoedas se justifica pelo fato de que o país, de acordo com o deputado, “precisa de um orçamento mais flexível, com inclusões digitais mais favoráveis, no entanto, é necessário entender mais sobre o assunto”.

A mesa de debates também será composta por Antônio Carlos Ferreira de Sousa, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf); Otávio Ribeiro Damaso, diretor de regulação do Banco Central; e Marilena Lazzarini, presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O objetivo, segundo Miranda, é de se ter processo transparente pelo qual participem além dos órgãos fiscalizadores do país, as pessoas que atuem diretamente no mercado.

“Com a finalidade de conceder mais transparência, contribuir para o projeto que tramita nesta comissão, entender o funcionamento das moedas digitais, e ao final, propor medidas para a sua regulamentação, é necessário convidar os representantes supra”.

Projetos diferentes

O autor do projeto de lei é o deputado Áureo Ribeiro, que possui dois sobre o mesmo tema. Em entrevista ao Portal do Bitcoin,ele explicou que apresentou um projeto mais recente apensado ao antigo para ganhar tempo apenas e o que teríamos eram duas propostas de lei diferentes.

Na nova proposição de lei, o que se tem é a discussão sobre a regulação de bitcoins e outras moedas criptografadas como espécies de valor mobiliário a ser incluído no artigo 2º da Lei 6.385/76.

O deputado federal não utiliza o termo criptomoeda, mas sim criptoativo para se referir ao bitcoin e outros semelhantes. O termo é o mesmo que foi adotado em 2018 pela Comissão de Valores Mobiliários CVM).

A diferença aqui desse novo projeto ao antigo é que o órgão responsável pela regulamentação desses ativos digitais não será o Bacen, como propunha o deputado em 2015, mas sim a CVM, que tem a competência para exercer a fiscalização do mercado de valores mobiliários.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

O post Deputado chama Mercado Bitcoin, Bacen e Coaf para audiência sobre criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!