Crítico do Bitcoin Samy Dana é sócio de jornalista da Globo que recebeu milhões do Bradesco – Portal do Bitcoin

A saída do jornalista Dony de Nuccio da Rede Globo foi uma das notícias mais repercutidas nos últimos dias. O que foi pouco comentado é que ele era sócio de Samy Dana nos contratos milionários com o Bradesco. A notícia foi reportada pelo site Notícias na TV (NTV).

Enquanto De Nuccio apresentava o Jornal Hoje ao lado de Sandra Annenberg; Dana, um crítico tradicional do Bitcoin, fazia comentários em noticiários da TV e mantinha coluna nos jornais O Globo e Valor Econômico, no portal G1 e na Rádio Globo.

O fato é que agora ambos estão fora do grupo de comunicação. A Rede Globo havia dispensado Dana semanas antes. No entanto, as atividades fora da Globo podem ter pesado na decisão da empresa, embora o contrato com o economista permitisse esse tipo de arranjo.

Dony e Dana deixam Globo

De Nuccio pediu demissão após quebrar as normas internas da emissora — ele se justificou em um email direcionado a Ali Kamel, diretor de jornalismo da Rede Globo.

O assunto foi exposto pela maioria dos jornais brasileiros e ambos jornalistas foram criticados por supostamente terem infringido tanto um regimento interno da emissora quanto o código de ética jornalístico.

Segundo o NTV, de Nuccio usava os conhecimentos que tinha da estrutura da emissora em benefício próprio, o que iria contra os princípios básicos dos jornalistas.

Contudo, neste caso, a situação de Dana é diferente: ele era um prestador de serviços da Globo, não um funcionário como De Nuccio.

Portanto, Dana não estaria submetido ao código de conduta dos jornalistas da emissora, afirmou o Lance na última segunda-feira (02) ao publicar uma errata.

“Seu contrato permitia que atuasse em outras atividades”, publicou o jornal.

O comentarista de finanças, crítico de longa data do Bitcoin, não faz mais parte da equipe da Rede Globo desde o fim de julho.

Empresa fatura R$ 7 milhões

De acordo com a publicação do NTV do dia 31 de julho, a produtora de Dana e De Nuccio faturou nos últimos dois anos um total de R$ 7.239.692.

O valores seriam referentes a produções de ‘road shows telepresenciais’, vídeos, cartilhas e palestras para empresas como Banco Bradesco e Bradesco Seguros.

“Sem avisar a Globo, Dony De Nuccio assinou um contrato polpudo com a Bradesco Seguros e se tornou o rosto do banco em vídeos utilizados para treinamentos de funcionários e em eventos com clientes”, escreveu o jornal no dia 22 de julho.

Com isso, segundo o artigo, o apresentador teria violado o ‘Código de Ética e Conduta do Grupo Globo’, distribuído aos funcionários.

Nas normas da empresa há um capítulo chamado ‘Conflito de interesse’ que diz ser vedado usar a visibilidade da emissora para influenciar ou obter vantagens.

Contudo, De Nuccio se defendeu e disse que fez o vídeo por acreditar que não se tratava de publicidade, já que não se destinava a clientes ou ao público — a peça era para treinamento a empregados institucionais, o que foi reforçado pelo Bradesco por meio de uma nota.

Globais fazem ‘bicos’

Os globais Renata Vasconcellos e Rodrigo Bocardi também já apareceram em peças internas do Bradesco, segundo a Veja.

“Praticamente todos os âncoras da casa já emprestaram suas imagens a materiais que, grosso modo, podem ser chamados de publicitários”, escreveu o F5, da Folha, sobre caso, acrescentando:

“Aparentemente, o problema com Nuccio é que seu envolvimento com essas peças ia muito além da simples participação. Sua produtora Prime Talk tem cerca de 30 funcionários, que desenvolvem campanhas inteiras para clientes corporativos”.

Após o ocorrido, a Globo disse que vai editar suas normas para jornalistas a fim de tornar mais claras as regras internas da emissora, segundo publicou o NTV na segunda-feira (01).


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

O post Crítico do Bitcoin Samy Dana é sócio de jornalista da Globo que recebeu milhões do Bradesco apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!