Deputado chama CVM, BNDES e ministério da Economia para audiência sobre criptomoedas – Portal do Bitcoin

O deputado federal Vinicius Poit (Novo-/SP) solicitou na última sexta-feira (09) uma nova audiência pública para tratar do PL 2.303/15 que visa regular as criptomoedas como espécie de arranjo de pagamento a ser fiscalizado pelo Banco Central.

De acordo com o requerimento, deverão ser discutidos nessa audiência os meios de institucionalização de mercados disruptivos com a intenção de se criar estratégias para regular esses mercados sem trazer os riscos para eles.

Poit decidiu convidar para esse debate o subsecretário de Inovação no Ministério da Economia, Igor Nazareth; o representante da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e responsável pela iniciativa de sandbox regulatória na autarquia, Carlos Berwanger; e a líder da iniciativa Blockchain do Banco Nacional de desenvolvimento (BNDES), Vanessa Almeida.

O professor André Ramos Santa Cruz, que integra o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), também vai compor a mesa de debate que ainda contará com o Secretário Especial de Desburocratização Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, e com o professor da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE/CIN) e fundador do Porto Digital, C.E.S.A.R., Silvio Meira.

Segundo Poit, é necessário discutir “o aperfeiçoamento da regulamentação sem aumentar substancialmente os riscos sistêmicos”.

Com isso, o deputado aponta a importância de um sandox regulatório, uma conduta, que conforme Poit diz, “tem sido praticada em diversas jurisdições, como Reino Unido, Austrália e Cingapura”.

Regulando criptomoedas

O projeto de lei 2.303/2019 na última semana havia sofrido sete propostas de emenda apresentadas pelos deputados federais Rodrigo Coelho (PSB/SC); Israel Batista (PV/DF); Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP); JHC (PSB/AL); Mariana Carvalho (PSDB/RO) , além do próprio Poit.

O deputado que na última sexta-feira solicitou a audiência pública, havia proposto que as empresas desse setor não possam cumular outras atividades além da transação com criptomoedas.

Parar Poit, o Banco Central é quem deve ficar responsável para conferir a licença para o funcionamento dessas empresas.

Na sua visão, todos os riscos inerentes a esse mercado devem ser expostos aos clientes, além de garantir a confiabilidade do serviço, comunicando ainda “as regras e prazos para resgate e novos aportes, respeitando sempre a análise de perfil de risco do investidor, de acordo com as informações fornecidas pelo cliente”.

Nas demais emendas apresentadas, houve uma apresentada por Orleans e Bragança para que o projeto de lei de autoria do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), trate unicamente de criptomoedas e que haja maior proteção às exchanges em face dos bancos.

Em outra emenda apresentada por Coelho para que sejam definidos os conceitos de corretoras e de OTCs (Balcões de negociação) mostrando a diferença entre elas, o que deve impactar na interpretação da instrução normativa 1.888/2019 da Receita Federal.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

O post Deputado chama CVM, BNDES e ministério da Economia para audiência sobre criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!