Site que caçava golpes e pirâmides financeiras com criptomoedas anuncia o fim – Portal do Bitcoin

A comunidade de criptomoedas perdeu um grande parceiro na identificação de fraudes. O site Badbitcoin.org, especializado em rastrear pirâmides financeiras, anunciou na última sexta-feira (16) que encerraria as atividades por falta de dinheiro.

“Infelizmente iremos descontinuar as nossas atualizações do trabalho investigativo e da Badlist a partir da meia-noite de 16 de agosto de 2019”, diz a nota. 

Em abril, o site listou a Unick Forex com a seguinte descrição: “Um grande [esquema] Ponzi”. Outros famosos golpes também faziam parte da lista negra, como Bitconnect, Kriptacoin e Minerworld.

De acordo com o comunicado, o Badbitcoin relata que por meio de suas ações, mais de 7.000 sites fraudulentos foram desmascarados ou tiveram suas atividades completamente interrompidas.

“Salvamos dezenas de milhares de novatos de perderem seus bitcoins, e também ajudamos muitos operadores legítimos a se estabelecerem”, escreveu.

Custo em busca de pirâmides

Segundo a nota, o custo para manter a plataforma era praticamente mantido por ‘ViK’, o administrador do site, que subsidia o trabalho com seus lucros de mineração.

No entanto, diz o texto, com a queda nos preços, o que ele chamou de “mergulho prolongado para 3K” — uma referência ao bitcoin — a receita de mineração não conseguiu acompanhar o custo com eletricidade, licenças e assinaturas.

Lista de pirâmides

“As pessoas agora entendem melhor o bitcoin e por isso esperamos que os iniciantes não caiam nessa fraudes, embora saibamos que elas vão se multiplicar sem controle”, diz a nota.

Conforme o Badbitcoin, sua badlist (termo análogo a ‘blacklist’, ou seja, lista negra) vai permanecer online mesmo com os trabalhos interrompidos até que eles encontrem uma solução para captar recursos.

Lista confiável

O Badbitcoin também tem uma lista de plataformas que, segundo eles, são confiáveis. Como exemplo, na ‘Safelist’ (lista segura) eles citam a Localbitcoins, que une vendedor e comprador por meio de um aplicativo.

Site pede doações

Ao final, o Badbitcoin diz que eles estão lutando para financiar o projeto e que precisam de doações, nem que sejam pequenas, ou até mesmo uma parceria que possa patrocinar a continuidade dos trabalhos de investigação.

Badbitcoin

Até então, Badbitcoin era o maior site especializado em expor esquemas fraudulentos que envolvem o mercado de criptomoedas. No ar desde 2014, o objetivo era aumentar a legitimidade do setor e alertar novos usuários a não se tornarem futuras vítimas.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

O post Site que caçava golpes e pirâmides financeiras com criptomoedas anuncia o fim apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!