g7: ministro iraniano viaja de surpresa à França para tratar do programa nuclear – Isto É

Le Monde. Foi uma bela jogada de Emmanuel Macron. Assim definiu o jornal Le Monde a chegada a Biarritz, neste domingo (25), onde acontece a cúpula do G7, do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif. Oficialmente, o iraniano não participa de qualquer negociação. “Zarif não foi convidado para a cúpula, mas veio conhecer seu colega francês, Jean-Yves Le Drian”, disse uma fonte diplomática, observando que nenhuma reunião com autoridades americanas foi planejada.

Sob o governo dos Estados Unidos, de Donald Trump, o acordo costurado entre Ocidente e Irã sobre o programa nuclear persa foi quebrado, por parte americana, em 2018. A fonte do Le Monde teria confirmado implicitamente que os americanos estavam cientes desde o dia anterior à chegada do diplomata iraniano. Ainda não estava claro se ele ficaria na cidade litorânea basca no final do dia.

A visita surpresa ressalta ainda mais a importância que Paris atribui à questão nuclear iraniana. Emmanuel Macron, com Trump à direita e a chanceler alemã, Angela Merkel, à esquerda, presidiu domingo no Bellevue Hotel, a primeira grande reunião plenária da cúpula, dedicada a “A agenda estratégica e de segurança e a economia internacional”. As discussões da cúpula também contemplaram as relações com a Rússia e os incêndios na Amazônia, assim como o assunto iraniano esteva no centro dos debates.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!