Mesmo sem acordo, Reino Unido deverá pagar conta do Brexit, alerta a UE – Exame

O Reino Unido deverá pagar a conta de 43 bilhões de euros por seus compromissos com a União Europeia (UE), inclusive no caso de ausência de acordo (“no deal”) durante o Brexit, advertiu a Comissão Europeia.

“Todos os compromissos dos 28 Estados membros devem ser cumpridos. Isto é válido inclusive em um cenário sem acordo, no qual o Reino Unido deveria saldar as dívidas contraídas durante sua adesão à UE”, afirmou a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, na entrevista coletiva diária do Executivo comunitário.

“Pagar suas contas é essencial para começar uma nova relação com o pé direito, com base na confiança mútua”, insistiu a porta-voz.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já declarou diversas vezes que se o Reino Unido deixar a UE sem acordo em 31 de outubro não deveria pagar as 39 bilhões de libras esterlinas (43 bilhões de euros) de dívida.

A postura expõe o país a represálias por parte de seus até agora sócios europeus.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!