Londres anuncia aceleração das negociações do Brexit com a UE – Isto É

(Arquivo) O primeiro-ministro britânico Boris Johnson quer intensificar as negociações com a UE sobre o Brexit. Durante setembro, negociadores de ambos os lados devem se reunir duas vezes por semana, anunciou Johnson – AFP/Arquivos

Os negociadores europeus e britânicos se reunirão duas vezes por semana em setembro para tentar alcançar um acordo sobre as condições de divórcio previsto para 31 de outubro, anunciou na quinta-feira à noite o governo do Reino Unido.

Outras “reuniões técnicas” podem ser adicionadas aos dois encontros semanais, que prosseguirão durante a suspensão do Parlamento britânico entre a segunda semana de setembro e 14 de outubro, informa um comunicado divulgado pelo ministério britânico do Brexit.

“Me vi estimulado nas últimas semanas por minhas conversas com dirigentes europeus sobre a vontade de falar de soluções alternativas à antidemocrática salvaguarda”, afirmou o primeiro-ministro Boris Johnson em referência ao mecanismo destinado a evitar uma nova fronteira na ilha da Irlanda.

“Agora é o momento para que as duas partes acelerem o ritmo”, completou.

A controversa “salvaguarda irlandesa” é um mecanismo de último recurso, que só deveria entrar em vigor se uma solução melhor não for encontrada durante a negociação da futura relação entre as duas partes, mas os eurocéticos rejeitam a medida por considerar que mantém o país dentro de uma união alfandegária com a UE.

Johnson, que afirmou que o país sairá do bloco em 31 de outubro com ou sem acordo, quer suprimir este dispositivo porque impediria o Reino Unido de executar uma política comercial independente com terceiros países.

Londres afirmou que também enviará representantes especializados em fronteiras e em política comercial a Bruxelas para ajudar nas negociações, lideradas por David Frost, assessor do primeiro-ministro.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!