Metrô e CPTM alteram circulação de trens neste fim de semana – Isto É

Alguns trens do Metrô e da CPTM terão alterações na circulação e bloqueios para trabalhos de modernização e obras neste sábado, 21, e domingo, 22 de setembro.

Neste domingo, a circulação de trens entre as estações Belém e Tatuapé, da linha 3-vermelha do Metrô, na zona leste, ocorrerá por uma única via, com velocidade reduzida em toda a linha e maior tempo de parada nas estações.

Diferentemente dos outros fins de semana, a linha 9-Esmeralda da CPTM não será mais interrompida aos sábados à noite entre as estações Berrini e Santo Amaro enquanto houver obras na Estação Morumbi da Linha 17-Ouro do Metrô, com exceção do feriado de 12 de outubro, quando o trecho será interditado o dia todo.

No entanto, o trecho vai funcionar com maiores intervalos entre os trens a partir das 21h deste sábado, 21, e bloqueado no domingo. Os ônibus do Plano de Atendimento em Situações de Emergência (Paese) percorrerão o trajeto alternativo.

A pista expressa da Marginal do Pinheiros será interditada, a partir das 21h deste sábado, entre as pontes Transamérica e do Morumbi no sentido Castelo Branco, para que um guindaste auxilie nas obras da Linha 17-Ouro do Metrô.

A linha 9 volta a funcionar normalmente às 4h de segunda-feira, 23, enquanto a pista expressa da Marginal do Pinheiros será liberada para o tráfego de veículos às 3h30 desse mesmo dia.

Os trabalhos são para o lançamento de peças metálicas e construção do mezanino de integração da futura Estação Morumbi da Linha 17, que ficará sobre os trilhos da linha da CPTM. Para isso, a pista expressa da Marginal será ocupada para que um guindaste auxilie no serviço.

Outras linhas da CPTM também terão intervalo maior entre os trens. Confira a programação:

Sábado

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Das 22h até o fim da operação comercial haverá serviços na via entre as estações Jandira e Sagrado Coração. Neste período, o intervalo médio entre os trens será de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e de 32 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 21h até o fim da operação comercial, por causa das obras da Linha 17-Ouro, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo

Extensão Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Das 4h às 17h haverá obras de modernização da via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)

Das 9h às 18h, os trabalhos de manutenção na via estarão concentrados entre as estações Engenheiro Cardoso e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Durante toda a operação comercial, os trens não irão circular entre as estações Santo Amaro e Berrini devido à continuidade das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, irá atender o trecho interrompido.

Das 4h ao meio-dia, também haverá modernização da via e dos sistemas de energia entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. Neste horário, o intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre as estações Santo Amaro e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 4h à meia-noite, em razão de obras de manutenção em diversos trechos da via o intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h à meia-noite, as intervenções ocorrerão na via nas imediações da Estação Aracaré. Também serão realizados serviços no sistema de energia entre Itaim Paulista e Jardim Romano. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Linha 13-Jade (Engº Goulart – Aeroporto Guarulhos)

O serviço Expresso Aeroporto não funcionará no domingo devido às obras na Linha 12-Safira.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!